A palavra Diaconia significa o serviço feito por e com amor, sem constrangimento e em perfeita consonância com o ensinamento de Cristo. Aqui é o local do serviço, o centro da unidade, no qual funcionam a administração geral da Comunidade, as assessorias, secretarias e setores ligados diretamente ao moderador geral, Moysés Azevedo, que prestam assistência às missões nos diversos serviços na ação missionária e comunitária, nas artes, promoção humana, difusão da obra, vocacional, comunicação entre outros setores. Além de conter os núcleos comunitários, onde moram o fundador e a cofundadora Emmir Nogueira, membros da comunidade de vida em sua multiforme expressão das formas de vida, celibatários pelo Reino, casais e sacerdotes.
Localizado no município de Aquiraz, a 27 km de Fortaleza, o lugar abriga capela, escritórios e residências comunitárias. Arquitetura, ambientação e iconografia foram concebidas para remeter, através da beleza e da sobriedade, ao amor esponsal a Jesus Cristo e à paz comunicada por Ele.
Portal de Entrada
Os arcos do portal de entrada remetem aos três arcos do primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, o Shalom da Paz. Traduzem a continuidade da Obra Nova de Deus.
Primeira coluna – Obra Nova Profetizada
Deus quer presentear o mundo com mais uma manifestação de Seu poder criador. Escolheu almas esposas para seu Divino Filho: elas são os vasos de argila onde depositou o carisma. Ele o fará crescer e transbordar para saciar a sede da humanidade sedenta de paz.
Segunda coluna – Obra Nova Realizada
Somos uma comunidade carismática de louvor. O Pai atrai Seus filhos e os chama a vivenciar a novidade de Carisma nos três estados de vida, formando um povo em movimento, pela Igreja e pelos homens. A cruz é vida e, quando é abraçada, ilumina toda a criação produzindo frutos.
Terceira coluna – Obra Nova Anunciada
Somos uma “companhia de pesca”. A rede do Carisma opera a pesca milagrosa, a realização da profecia dos primórdios. Maria, ao pé da cruz, recolhe água do manancial que brota do lado aberto do Crucificado. Ela é a nova Eva que aponta o Caminho da nascente do Carisma. Cristo é o novo Adão.
Quarta coluna – Obra nova consumada
Do cordeiro vivo, imolado e vitorioso, saem graças que se derramam sobre a assembleia dos santos com as palmas do martírio. É a nova Jerusalém que desce do céu, o júbilo e a festa das bodas entre as almas esposas e o cordeiro.
A Fonte
No jardim externo, uma fonte nos remete ao batismo. A água jorra do cume de uma pinha (plenitude de virtudes) para uma concha que só enche transbordando para outras ainda maiores. Da terceira concha, a água cai formando uma piscina circular santificando os quatro cantos da Terra assinalados com quatro cruzes no mosaico que as circunda.
Estas conchas representam a dimensão trinitária do Carisma Shalom, sobretudo a contemplação que transborda em unidade e evangelização. Assim como a fonte é da adoração perpétua ao Esposo Eucarístico que jorra o sustento espiritual dos missionários Shalom em toda a face da Terra.
Capela
Na praça central, a Capela ocupa o coração dos prédios institucionais e sua estrutura se encontra desvinculada dos blocos, pois é no desapego de nós mesmos que o Espírito Santo dirige a sua obra e nos faz alçar o livre voo dos filhos de Deus. A capela foi ambientada segundo o Amor Esponsal, cerne do carisma Shalom.
No painel central vemos a árvore da Cruz, lenho da vida: é daí que nasce a Igreja. Vê-se o Esposo Eucarístico, com as chagas Gloriosas da paixão e seu lado aberto. Ele ergue o estandarte cruz com flâmula da paz e com os lábios em forma de sopro, soprando o Espírito Santo sobre os discípulos e comunicando a Paz.
Caminhando ao encontro do Esposo Eucarístico, vemos a primeira alma Esposa. Maria, a mãe de Jesus. E seguem-na: Maria de Betânia, a mulher que muito amou, Teresa de Jesus e a Esposa.
O sacrário é o local de encontro entre o Esposo, o Cordeiro que convida a alma esposa a unir-se a Ele na Eucaristia. Ele apresenta, em baixo relevo, uma expressão trinitária com a mão (Pai), a pomba (Espírito Santo) e o Cordeiro (Filho)
Igreja
“A Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz deseja ser esta igreja de portas abertas, de coração aberto para receber tantos que virão aqui e que experimentarão a misericórdia de Deus.”
A igreja ainda em fase de construção, apresenta formas circulares (a forma perfeita, o Divino, o sem fim, o sempre, o eterno), quadrada (forma humana, racional, o limitado chamado à santidade) e triangular (a forma segura, estável, firme, a Trindade, fonte de toda a vida). Em seu interior, temos a Capela do Santíssimo, a Capela da Reconciliação e a Capela da Mãe de Deus.
Como conhecer a Diaconia?
A Diaconia Geral esteve fechada ao público devido à Pandemia da Covid-19 e recentemente reabriu para visitas, somente por agendamento prévio e com o visitante seguindo todos os protocolos de segurança. É possível conhecer a Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz e a parte administrativa. Entre em contato através do número +55 (85) 8173-0240
Fotos- Wallace Freitas
Saiba mais sobre a Diaconia Geral.
Sugiro mostrar também os setores, secretarias, salas, capela e as estrutura dos serviços. É muito interessante
Olá!
Gostaria de saber como faço para fazer uma vista?
Olá, Yure! No momento não estamos aceitando visitas devido à Pandemia, mas em breve iremos reabrir. Quando todo esse tempo passar! Shalom!
Gostaria de visitar como faço?
Olá, Virna! Shalom!
A Diaconia ainda não está aberta para a visitação devido ao momento que vivemos, mas em breve teremos uma nova posição. Deus te abençoe!
Tudo lindo! Bendito seja Deus. Em setembro vou conhecer, finalmente! 🙂
Boa noite
Meu nome é Musa. Sou de Brasília.
Estarei em férias em Aquiraz do dia 14/01 a 20/01. Gostaria de saber se na Diaconia tem Missas diárias ? Se tiver qual o horário?