Formação

Consagração das Basílicas dos Santos Pedro e Paulo

comshalom

Não há como negar que as figuras doa apóstolos Pedro e Paulo são uma fonte inesgotável de contemplação da doutrina Cristã. Comemorar hoje, dia 18 de novembro, a Consagração das Basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo é uma oportunidade sem igual.
O calendário litúrgico da Igreja assinala a comemoração oficial da consagração de quatro basílicas, as maiores construídas em Roma e que já estavam erguidas no século IV.

São elas a Basílica de Latrão, sede catedral do papa, comemorada em 9 de novembro; a de Santa Maria Maior, em 5 de agosto; e as dos apóstolos mártires Pedro e Paulo, neste 18 de novembro.

A Basílica de São Pedro foi construída por Constantino no século IV, exatamente sobre o túmulo do apóstolo. Consagrada pelo papa Silvestre, teve que ser demolida no século XVI pois ameaçava desabar.

Sua reconstrução, executada pelos papas Júlio II e Leão X, contou com os grandes artistas do Renascimento, entre eles Miguelângelo e Bramante. Tornou-se, então, uma verdadeira obra de arte que, até hoje, é o cartão postal oficial de Roma.

Afinal, trata-se da mais magnífica e mais rica igreja do catolicismo. A nova construção foi consagrada em 18 de novembro de 1626, pelo papa Urbano VIII.

A outra fica no extremo oposto da cidade. Chamada de Basílica de São Paulo Fora dos Muros foi reconstruída várias vezes. Um incêndio, em 1823, quase a consumiu inteiramente. Reedificada pelos papas Gregório XVI e Pio IX, foi consagrada por este último em 10 de dezembro de 1854, ano da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.