A consagrada da Comunidade Aliança Shalom Jéssica Maia será uma das representantes da América Latina no Congresso Mundial de Comunicadores Católicos, junto com Orlando Sanches do Panamá. O Congresso Mundial da SIGNIS, que começa na próxima terça-feira (16), será realizado em Seul na Coreia. A jornalista da Missão de Santo André (SP) vai apresentar o trabalho com o tema “O jovem como artífice da Cultura do Encontro numa sociedade midiatizada”.
O evento, preparado pelas emissoras católicas da Coréia (emissoras públicas KBS e MBC e o maior canal privado do país, SBS; entre outros) e por especialistas de meios católicos (imprensa, cinema, TV, entre outros) resultará em um importante evento para os comunicadores católicos de todo o mundo.
Confira abaixo o testemunho de Jéssica sobre sua participação no congresso
Em 2015 eu estava em missão e na ocasião, recebia em casa alguns exemplares de revistas católicas associadas a SIGNIS (Mundo e Missão, Cidade Nova). Eu havia me formado em 2013 na faculdade de jornalismo e ainda tinha muitas dificuldades em relação a emprego na área, porém, desde o início da minha experiência sempre estive envolvida com a Comunicação na Igreja, tanto a nível paroquial quanto a nível diocesano.
Quando estava em missão, reconhecendo os primeiros sinais de que o Senhor me chamava a uma vida missionária, me interessei muito pela possibilidade de estar em missão pelo mundo, também exercendo a minha profissão.
Ao retornar ao Brasil, passei a trabalhar na Milícia da Imaculada, local onde pude me desenvolver com experiências no rádio, cobertura de eventos, produção de conteúdo para a internet e também participei do processo de construção da revista Jovem Mílite, voltada para o público jovem.
Foi nessa época (2018) que surgiu o convite para participar da SIGNIS. A Associação estava implantando em suas associadas um núcleo jovem. Fiz parte então do curso, “Jovens Comunicadores para a Cultura da Paz”. De lá pra cá, tenho trabalhado em diversas campanhas e formações junto com os jovens do Brasil e também da América Latina. Todas essas atividades muito ligadas e em unidade com aquilo que o Papa Francisco nos pede enquanto Igreja e principalmente, para nós jovens.
As palavras do Santo Padre sempre me encorajaram no exercício da minha missão e não poderia ser diferente agora. Receber a mensagem dele voltada para esse Congresso muito me alegra e confirma mais uma vez, a certeza de estar na Vontade de Deus.
Como representante dos jovens da América Latina e Caribe quero colaborar com a visibilidade dos excelentes trabalhos que temos desenvolvido ao longo dos últimos anos, especialmente em relação a Rádio Lío. Que é uma inspiração e resposta ao pedido do Papa para os jovens na JMJ do Rio de Janeiro.
O Congresso também é uma ocasião favorável para que outros jovens possam conhecer nosso trabalho e se animem a juntar-se a nós nessa missão. As portas estão abertas para todos aqueles que desejam se unir e colaborar com a construção da Cultura da Paz e do Encontro.