Institucional

Consagrar o coração a Deus é consagrar a felicidade

comshalom

DSC02805
Frei Glauber Barros – Homilia

Na noite de 6 de maio foi realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Sobral (CE), a missa de ingresso no Discipulado da Comunidade Católica Shalom. A celebração foi presidida pelo Frei Glauber Barros (frade capuchinho) e pelo padre Jacó, da cidade de Morrinhos.

Homilia (mantido o tom coloquial)

Consagrar o coração a Deus é consagrar a felicidade (Santa Catarina de Senna) e vocês acredito eu, estão com essa felicidade. Vão ser sempre cobrados por que nós somos agora testemunhas de uma grande novidade que é a Boa Nova de Jesus. Deus nos ama tanto que Ele nos convida a tantas coisas, que vamos trazer esses dons preciosos dentro dos nossos vasos de barro fragilizados. Não somos santos, queremos ser santos. Estamos a caminho, e hoje é uma noite que deve estar gravada no coração de vocês, que estão sendo assinalados, estão trazendo um sinal. Este sinal não é a Maria, o José, não é a Jacinta que estão trazendo sozinhos. Quando vocês recebem esse Tau, com esse nome Shalom, vocês estão trazendo tantos irmãos que estão espalhados pelo o mundo.

Tantas almas estão unidas, querendo viver o mesmo ideal, a mesma vocação. Vocês escutaram hoje no Evangelho aquela famosa pergunta: Que sinal realizas? Muitos vão chegar para vocês e perguntar: “Será que vale a pena vocês fazerem tantas renúncias, tantas condições que são colocadas em uma vida de pobreza? Onde o mundo está pregando um individualismo, cada um dono de si, vocês agora se dobram de joelhos com reverência para esta obediência a uma pessoa que através dela vocês acreditam que estão cumprido a vontade de Deus.

Então, sempre nós iremos questionar, mas a nossa vida está baseada e fundamentada não é em “qualquer disse e me disse”, mas é no Evangelho. É Palavra do Senhor, que é palavra de vida. Vocês virão que o próprio Jesus vai dizer: “É no Pai que está o verdadeiro pão do céu”, esse Deus que nos ama e que não desistiu de você, apesar de nossas limitações e fragilidades. O amor de Deus sempre é o mesmo que não se cansa, e o pior pecado que existe é muitas vezes acreditar que nós não somos dignos da graça de Deus. Porque aí vem a tentação de ficar distante de Deus que é amor e jamais Deus nos abandona. Como diz o Papa Francisco: “Deus não se cansa de perdoar”, nós é que muitas vezes nos cansamos de pedir perdão. Então, nós temos um grande tesouro, o alimento que não é feito aqui na terra, mas o alimento que vem do céu. Todo aquele que comunga Jesus possui já em si a vida eterna.

A Eucaristia nos concede essa primeira grande graça, que é o dom da imortalidade. Deus, que vem habitar em nós e nos dar uma vida nova e que vem ao nosso encontro de uma maneira humilde, desce até a profundeza da nossa miséria para nos resgatar. Então, meus irmãos, hoje vocês estão abraçando a melhor coisa da vida de vocês, estão consagrando a vida de vocês à felicidade plena e verdadeira. Felicidade esta que move nossa alma, que nos faz sair de nós mesmos, como vocês viram na Primeira Leitura, o pobre do Estevão apedrejado, mas não volta atrás. É o Senhor! Jesus Ressuscitado! Jesus vivo, que toca o coração daquele homem que não volta atrás.

Quando nos deixamos ser tocados por Jesus, somos capazes de tantas loucuras, somos capazes de deixar nossas famílias, se um dia a missão solicitar: “Breno, deixa tua Minas Gerais e vai para Sobral”. Nós vamos confiando não em nossa humanidade, mas na graça de Deus. E assim aconteceu com Estevão. É o homem que reconheceu que acreditou, ele sabe em quem colocou a sua confiança. E vocês também, hoje, são convocados e chamados a serem outros Estevãos. Para o mundo de hoje, fazemos uma opção radical: “É coisa de doido! Vixe Maria! Aquele povo do Shalom reza de manhã, tarde, noite, terço, vigília tem tempo pra nada, só querem saber de rezar”. Mas essas pessoas não tiveram a experiência de Estevão, eles não fizeram a experiência que vocês estão fazendo. Então, o Senhor nos dá essa graça. Ele nos traz esse pão vivo e vem fortalecer a nossa vida comunitária. Esse alimento vem fortalecer a nossa união, então o segredo para nossa perseverança é estar sempre junto a Jesus. O Jesus Eucaristia, a Virgem Imaculada, essa mulher que sofreu tanto, mas acreditou em Deus. Por isso que Maria foi feliz e confiou, por isso que o Senhor fez maravilhas na vida de Maria. E vai fazer em nossas vidas.

Nós fazemos uma opção. Vocês estão de livre e espontânea vontade, estão livres, então foram tocados por Jesus, se abrirem esse coração, se deixarem a graça de Deus tocar ainda mais em vocês, Deus vai realizar muitas maravilhas. Deus não chamou grandes e intelectuais, veja a Igreja de Jesus Cristo: começou com homens simples, pobres, pescadores. Ele chamou esse povo simples. Deixemos ser tocados por esse Amor de Deus. Nós devemos fazer diferença e fazer brilhar o amor de Deus em nossas ruas, em nossas famílias, através do nosso testemunho. Vocês estão sendo testemunhas de um homem não histórico, mas de um homem que é real que está vivo, presente, que habita em vosso meio em cada Eucaristia e em cada momento fraterno. Em cada Eucaristia, o Senhor vai fortalecer os vossos corações.

DSC02937
Novos Discípulos da Comunidade Católica Shalom de Sobral e Frei Glauber Barros

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.