Shalom

Conselho consultivo da Comunidade Shalom começa nessa sexta (25). Entenda o que é

Serão dez dias de retiro com a participação de 300 membros da Comunidade Vida e Aliança.

comshalom
Membros da Comunidade Shalom na Assembleia Geral Ordinária de 2019. Foto: comshalom

O retiro do Conselho Consultivo da Comunidade Católica Shalom começa nesta sexta, 25 de agosto com a Santa Missa na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, em Aquiraz (CE). Serão dez dias de retiro com momentos de oração, pregação, trabalho, partilha e convivência. O Conselho deste ano conta com a participação de 300 membros da Comunidade Vida e de Aliança de mais de 90 missões espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Destes, são 24 missionários de outras nacionalidades. 

| Leia também: AGO 2019: Saiba quem são os membros do Conselho Geral da Comunidade Shalom

De acordo com o Assistente Geral da Comunidade, João Edson Queiroz, a reunião do Conselho Consultivo está prevista nos Estatutos da Comunidade Católica Shalom e tem o objetivo de ouvir os irmãos a respeito de alguns temas abordados na última Assembleia Geral.

“A partir da Assembleia de 2019, o Conselho Geral tem trabalhado com alguns temas que dizem respeito à vida da Comunidade, que estão no documento da Assembleia. E para concluir esse trabalho, o Conselho achou por bem fazer um processo de escuta da Comunidade, que foi feito ao longo desses anos. Mas a ideia é culminar agora com o Conselho Consultivo, onde o Conselho Geral chama os irmãos do Governo Geral e os irmãos das Missões – como os responsáveis locais, autoridades e vários irmãos consagrados que são líderes naquela missão local – para escutar sobre esses assuntos e ter novas luzes”, explica.

A partir dos trabalhos desenvolvidos durante o Conselho Consultivo será elaborado um novo documento que será trabalhado pelo Conselho Geral até a próxima Assembleia Geral.

Contribuição de novas culturas e internacionalização do Carisma

O Assistente Geral explica ainda que a Comunidade tem buscado aumentar a presença de não brasileiros na reunião para colher a contribuição de outras culturas nas decisões da Comunidade.

“Nós temos buscado há vários retiros ter cada vez mais a presença de irmãos não brasileiros para que tenhamos a contribuição de outras culturas, de outros povos onde o Carisma já chegou”.  

Entenda a diferença entre Conselho Consultivo e Retiro de Autoridades

João Edson explica que entre as Assembleias Gerais, que ocorrem a cada 6 anos, a Comunidade alterna anualmente a realização do Conselho Consultivo e do Retiro de Autoridades. Durante a pandemia não houve o Conselho Consultivo, porém foram realizados dois retiros de Serviço de autoridades em formato online, reunindo uma maior quantidade de irmãos da Comunidade do mundo inteiro.

No Conselho Consultivo, o objetivo é ouvir os irmãos das diferentes Missões da Comunidade. Já o Retiro de Autoridades tem o objetivo de formar as lideranças das Missões.  

Leia mais| Documento final da AGO 2019 deve ser concluído nos próximos meses 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.