Consolidar. Foi esta palavra que permeou os trabalhos das lideranças das diversas missões da Comunidade Shalom no Brasil e no mundo, junto ao Conselho Geral da Comunidade, reunidos em Conselho Consultivo entre os dias 7 e 16 de setembro, em Fortaleza. Segundo, Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom, “este é um tempo para consolidar e assim avançar ainda mais na obra evangelizadora da Comunidade”.
“Consolidação” foi a palavra citada pelo Papa Francisco a Moysés Azevedo, em audiência realizada no último dia 5 de setembro, em Roma. Na ocasião, foram tratados temas como o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o aniversário de 35 anos da Comunidade Shalom em 2017 e um novo projeto da Comunidade para evangelizar as periferias, as Escolas de Paz.
Tendo manifestado sua alegria ao constatar o crescimento e a difusão da Comunidade Shalom, o Santo Padre disse vir-lhe em mente espontaneamente uma palavra: “consolidar”. Francisco afirmou ser necessário “consolidar a Comunidade para que ela possa continuar dando abundantes frutos na Igreja”. E completou: “Consolidar não significa fechar-se sobre si mesmo ou ficar preocupados consigo mesmos, mas tornar-se firme, rocha, lançar as raízes profundas na terra para que sejam, cada vez mais, fortalecidos para continuar crescendo, gerando frutos, servindo a Igreja, os jovens, as famílias, os pobres, a Comunidade”.
Neste espírito, os dez dias de Conselho Consultivo foram vividos numa grande experiência de unidade. Nos trabalhos em comissões, nas participações plenárias e nas orações, os idiomas eram muitos, mas um só era o coração. O penúltimo dia foi marcado pela oração do Rosário em 12 idiomas, com pessoas de várias nacionalidades. Segundo Padre Cristiano Pinheiro, Assistente Internacional da Comunidade, “o Retiro terminou, mas nossa missão está apenas começando”.
Leonardo Biondo