O Conselho Geral e os acompanhadores regionais das missões da Comunidade Católica Shalom participam de retiro, até quarta-feira (18), para o discernimento da fundação de missões e o envio de missionários em 2014. O retiro acontece na sede do Shalom, a Diaconia Geral, em Aquiraz (CE).
“Os acompanhadores, que fazem visitas às missões ao menos uma vez por ano, trazem uma visão in loco de cada lugar. Então, o primeiro momento é de avaliação das missões: quantidade de pessoas na Obra, ações de evangelização com os pobres, ingressos vocacionais. Em seguida, são apresentados os pedidos de bispos para novas fundações, das quais fazemos o discernimento para a partir do ano que vem. Quando há uma nova fundação, há sempre necessidade de envio, mas para as missões existentes, há também a necessidade de transferências”, informa Eric Buarque, missionário da Comunidade de Aliança Shalom e membro do Conselho Geral.
Deste momento, participam todos os 15 membros do Conselho Geral, os 10 acompanhadores regionais (ARs) e o assistente internacional. Também participam como convidados os mestres dos discipulados de Pacajus e de Quixadá, um representante da Assistência Missionária e outro da Assistência de Formação. São realizados dois retiros com os ARs, sendo um no primeiro semestre e outro no segundo.
Emanuele Sales