A Festa que nos é permitida celebrar neste dia (Terça feira de carnaval) foi instituída pelo Papa Pio XII, em 1958, e se deu por causa de revelações recebidas pela Beata Irmã Maria Pierina de Micheli. A ela, Jesus pediu que fosse feita uma reparação pelas ofensas cometidas contra Ele. Esse é um dia extremamente favorável, tendo em vista que (especialmente no Brasil) tantos pecados são cometidos durante o período do Carnaval. Mas vale salientar que a devoção à Sagrada Face é recomendada para todas as terças feiras. E porque não, poderíamos dizer, para todos os dias para aqueles que desejarem?
A instituição desta celebração, entre outros pedidos de Jesus, na verdade vem apontar toda uma história durante os séculos de Devoção à Sagrada Face devido aos sofrimentos passados por Cristo que o véu de Verônica e o Santo Sudário nos relembram.
Esta devoção se tornou mais conhecida também devido à figura de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, que como o próprio nome evoca trazia uma grande devoção a esta Face Sagrada de Jesus. Diz ela em um dos poemas:
“Ó Face Adorável de Jesus,
Única Beleza que arrebata meu coração,
Digna-Te imprimir em mim tua Divina Semelhança,
Para que não possas olhar a alma
De tua pequena esposa
Sem contemplar-te a Ti Mesmo.”
E quanto a nós? Entendemos e acolhemos o sentido desta devoção?
Durante o Tempo quaresmal meditaremos muito sobre a conversão, e é certo que esta graça só se realiza mediante uma experiência de com verdade reconhecermos os erros e pecados que cometemos diante de um Deus Bondoso e Compassivo que se digna nos redimir, tomando sobre Si as nossas culpas.
Contemplar e venerar a Sagrada Face de Jesus é mergulhar neste mistério de misericórdia e redenção… Eram para nós as marcas que Ele traz e, na verdade, fomos nós que as causamos. Aquele beijo que Judas deu na Face de Cristo, e que poderíamos dizer, deve ter sido a maior das chagas, nós o damos tantas e tantas vezes.
Mas esta devoção não vem trazer a nós um peso de culpa sem sentido, mas a possibilidade de uma nova conversão e de uma reparação às ofensas que contra Cristo cometemos. Vem nos trazer um amor novo por esse olhar avermelhado por tantos golpes, por este Rosto que, diz o Profeta Isaías, “não tinha beleza e nem esplendor que pudesse atrair o nosso olhar” (Is 53,2b). Vem nos trazer aquele desejo que moveu Verônica a ir até Jesus…o desejo de consolá-Lo. E vem também mover o nosso coração à intercessão por tantos que por desconhecer ou renegar Jesus ferem a Sua Face de amor.
Podemos nos aproveitar deste tempo quaresmal para com orações mais intensas, com jejuns, penitências e esmolas, expressarmos a nossa dor pelas chagas que causamos a Jesus. Tomemos o exemplo dos santos e façamos do nosso caminhar este consolo à Sagrada Face de Cristo por meio de uma vida santa e reparadora.
Planner de Quaresma 2022
Quer viver melhor a Quaresma? Baixe já o Planner minha Quaresma e trilhe esse caminho de conversão com segurança! [CLIQUE AQUI].
Meditações para a Semana Santa
A cada ano, a Comunidade tem lançado um novo número da coleção Meditações para a Semana Santa, que traz sempre reflexões à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja, inserindo o fiel batizado no mistério central da fé católica: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.
Esse tempo litúrgico deve ser vivido com a devida atenção ao seu espírito próprio, aos mistérios e conexões com nossa vida, gerando uma renovada conversão pessoal. Além disso, é tempo de reunir toda a Igreja e celebrar de forma intensa a razão da fé católica: Cristo se entregou por cada homem e vivo está.
[Adquira o E-book com as meditações para a Semana Santa 2022]
Thalita Lima