Notícias

Convém pular Carnaval com a mudança do feriado?

Muitas prefeituras anunciaram mudança de data no feriado de Carnaval devido o combate da pandemia do Covid-19

comshalom

Neste ano, o Carnaval mudou de data em muitas cidades do País, devido às medidas de combate ao coronavírus. Tradicionalmente festejado nos dias que antecedem a Quaresma, ele poderá ser comemorado neste tempo litúrgico ou, pior, no Tempo Pascal. Por isso, vale uma reflexão: será que convém, para o cristão, pular Carnaval nessa época?

“A questão não é quando pular carnaval, mas sim em ‘pular o carnaval’. Quem segue o Cristo e busca uma vida de virtudes não se deixa iludir por uma alegria mundana e passageira. A verdadeira alegria do cristão está em amar a Deus e dar testemunho do Evangelho, mesmo que isto custe sacrifícios e até a própria vida”, explica padre Marcelo Sales, consagrado da Comunidade de Vida.

Qual é o sentido da Quaresma?

O primeiro ponto para esta reflexão é pensar no sentido desses tempos litúrgicos para a Igreja. A Quaresma é um grande retiro de 40 dias em que a Igreja se prepara para celebrar a Páscoa do Senhor. É um período de um forte chamado à conversão, em que busca-se viver com maior intensidade o jejum, a esmola e a oração.

Nesse sentido, o foco deste tempo é sempre a nossa conversão pessoal, que deve ser traduzida em gestos concretos de santidade. Por isso, não convém a um cristão pular Carnaval nesse período marcadamente penitencial.

E, no tempo Pascal, será que pode?

O Tempo Pascal começa na Vigília do Sábado Santo, em que celebramos a Ressurreição de Cristo, e se estende até o Domingo de Pentecostes. Trata-se de um período litúrgico de imensa força e profunda gratidão pelo sacrifício de Cristo e sua vitória sobre a morte.

Neste tempo, também se celebra a Páscoa da Igreja, chamada a se configurar ao Cordeiro Imolado e passar para a Vida Nova. Tempo que prolonga a alegria da Ressurreição e aguarda com ansiedade a vinda do Paráclito, o Espírito Santo, em Pentecostes.

É um período de celebração, de júbilo pela vitória de Cristo sobre o pecado. Podemos aspirar a santidade porque Cristo ressuscitou. Portanto, se trazemos a marca do ressuscitado e aspiramos a santidade, por que abraçar a vida velha em uma alegria passageira?  

“Por tudo isso o cristão deve aproveitar esses dias de folga para descansar, rezar, estar com a família. O cristão não precisa dessa alegria falsa das festas carnavalescas; pois o prazer é satisfação do corpo, mas a verdadeira alegria é a satisfação da alma, e esta é espiritual”, explica o professor Felipe Aquino.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.