Um jogo limpo por uma sociedade mais justa e equitativa: este é o objetivo da Igreja Católica na Alemanha (através de seu organismo ADVENIAT e outros apoiadores), em colaboração com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos Brasileiros (CRB), através da campanha “Steilpass” (ou seja, passagem decisiva, “assist” no jargão do futebol, para fazer gols) para o Copa do Mundo de 2014.
A iniciativa será apresentado nos dias 10 e 11 de junho no Rio de Janeiro e Brasília. No dia 12, coincidindo com o início do Campeonato Mundial, os organizadores da campanha pretendem entregar ao Governo brasileiro dez pedidos que caracterizam a proposta: “Dez regras para um jogo limpo e justiça para todos”.
A nota enviada à Agência Fides relata as 10 petições: necessidade de criar um trabalho digno para todos; o acesso a uma educação pública abrangente; garantir o controlo democrático da justiça; reformas rurais e agrárias de forma equitativa; controle democrático dos meios de comunicação; promover e proteger os jovens da violência; preservar a diversidade cultural dos povos; combater a corrupção e assegurar transparência; promover iniciativas para o compromisso social dos cidadãos; cuidados de saúde para todos.
Através de “Steilpass” deseja-se responder aos problemas sociais expressos em várias manifestações nos últimos meses feitas pelos brasileiros.
Fonte: Fides