A terça-feira do nosso retiro de carnaval foi mais que especial. Chegamos ao quarto dia de Renascer em Teresina com o coração cheio de esperança para receber de Jesus Cristo a promessa do Pai feita para seus filhos, o Espírito Santo.
O Renascer é todo pensado para que o homem deste tempo possa vivenciar a graça do Pentecostes em sua vida, para que também agora, sejamos um povo cheio do Espírito Santo, recorda Caroline Lopes, responsável pelo Kerigma Geral da missão.
“Todo o Renascer, tudo o que ele proporciona, e de maneira muito especial, o Seminário de Vida no Espírito Santo, é para que o homem de hoje possa realizar uma autêntica e transformadora experiência com o primeiro amor e com o Seu Espírito Santo”.
Esse momento tão esperado, a efusão do Espírito Santo, acontece na vida daqueles que permitem ser totalmente envolvidos pelo amor de Deus, e, com coragem, dizem sim, eu quero te seguir, Senhor. É a partir dessa experiência que podemos renascer, nos tornar uma nova pessoa, cheia de gratidão, rendida à vontade de Deus, pronta para iniciar um caminho de e para a verdadeira felicidade.
Testemunhas do amor de Deus
Uma das marcas da efusão é o reconhecimento de que todos somos filhos muito amados por Deus, e que, embora às vezes tenhamos ficado distantes do Senhor, Ele sempre esteve conosco. Dário Rodrigues, pela primeira vez participando do Renascer, compartilha os primeiros frutos da efusão em sua vida.
“Essa experiência me fez perceber que havia um amor que eu não conhecia, um amor que me sustenta, me fortalece e me guia em todos os momentos da minha vida. Estou imensamente grato por ter tido a coragem de abrir meu coração para receber o Espírito Santo”.
Desde 2011, Oliveira Paiva participa do Renascer. Para ele, cada retiro proporciona uma renovação distinta. Hoje, ao ver seu filho, Guilherme Paiva, discípulo da Comunidade de Aliança, pregando sobre como crescer na graça, foi intensamente tocado.
“Este Renascer foi a maior bênção que já experimentei. Ao ver meu filho pregar, eu pensava: como Deus é perfeito. Ainda durante a gestação, frequentávamos a missa, e sua mãe rezava para que ele se tornasse um profeta, para que levasse a palavra e evangelizasse. Isso tocou profundamente meu coração, minha alma e minha fé. Posso afirmar que Deus nunca nos abandona e que Ele nos concede conforme pedimos”.
Artes para evangelizar
Abordando as temáticas “Quem sou?”, “A cruz é um espelho” e “Coragem, o Senhor te chama!”, as esquetes desta edição do Renascer, acompanhadas pelo espetáculo do Canto das Írias, enriqueceram o percurso do Seminário de Vida no Espírito Santo.
Essas apresentações, que combinam teatro, música e dança, foram concebidas para incitar uma profunda reflexão sobre o ser humano, as influências que o permeiam, o pecado, e os múltiplos desafios enfrentados ao longo da vida, recordando que somente em Jesus, o Ressuscitado que passou pela Cruz, encontramos a liberdade que tanto buscamos, a fonte de consolo e auxílio inabalável para nossa vida.
Mais do Renascer
Além das atividades realizadas no espaço principal (ginásio), foram ofertados aos participantes cursos, praça de alimentação, bazar, espaço de acolhimento, ambulatório, produtos e serviços de diversos setores da Comunidade Shalom, como Promoção Humana, Vocacional, Benfeitor da Paz, Projeto Família, Livraria, Projeto Mundo Novo e Projeto Juventude para Jesus.
Outro espaço bastante procurado pelos participantes do evento foi a capela com o Santíssimo, onde aconteceram a intercessão e lindos momentos de adoração com as crianças e jovens. A juventude e o Projeto Criança também desfrutaram de um espaço exclusivo para suas atividades.
Missa de encerramento com Dom Juarez Marques
Durante quatro dias de retiro, quem compareceu ao Colégio Diocesano vivenciou experiências incríveis com o amor e a misericórdia de Deus. Para celebrar todos estes feitos, o Renascer foi encerrado com uma Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques.
Na sua homilia, o epíscopo enfatizou que o primeiro anúncio é fundamental, pois somente ao conhecer verdadeiramente Jesus, podemos nos apaixonar por Ele. Refletindo sobre o Evangelho do dia (Mc 8,14-21), Dom Juarez alertou.
“Cuidado com o fermento dos fariseus. Qual o sentido do fermento? É uma coisa boa, mas também é um ser (fungo) que está em estado de decomposição. Ou seja, o fermento faz muitas coisas boas, principalmente no alimento, mas ele também pode estragar (se utilizado inadequadamente)”.
Reencontro Renascer
Após as maravilhas experimentadas no retiro, o encontro com o primeiro amor e as graças da efusão do Espírito Santo, é momento de aprofundar nas alegrias que Deus tem para você. Junte-se a nós no Reencontro Renascer mais próximo de você.
CEV Jóquei
Local: R. Manoel Nogueira Lima, 1356 – Jóquei
Data: 17 de fevereiro
Horário: 16h
Instagram: @shalomteresina
CEV Mocambinho
Local: Q. Dez, 11 – Buenos Aires, Teresina – PI
Data: 17 de fevereiro
Horário: 16h
Instagram: @shalommocambinho
Irradiação Saci
Local: Igreja Menino Jesus de Praga (Av. Dr. Luís Pires Chaves, Saci)
Data: 17 de fevereiro
Horário: 16h
Instagram: @shalomsaci
Irradiação Dirceu
Local: CETI Escola Didácio Silva (Q. 308, 1-107 – Itararé)
Data: 17 de fevereiro
Horário: 16h
Instagram: @shalomdirceu
Irradiação Timon
Local: Igreja Santa Clara (Rua Antônio Rodrigues Macedo, Timon)
Data: 17 de fevereiro
Horário: 16h
Instagram: @shalomtimon