O coro da Capela Sistina se prepara a uma visita inédita: os cantores do Papa farão, em setembro, uma turnê na China. As etapas serão três: Hong Kong, Macau e Taipei (Taiwan), e os ingressos já estão à venda há alguns dias.
A ‘Capela Musical Pontifícia’, dirigida pelo Maestro Mons. Massimo Palombella, acompanha as principais celebrações litúrgicas do Pontífice; e será a primeira vez que se exibirá em território chinês.
Para isso – como apurado pelo jornal católico francês ‘La Croix’ – o evento recebeu o aval de Pequim. O ‘sinal verde’ das autoridades segue a permissão de sobrevôo do avião papal, em 14 de agosto, também pela primeira vez na história. A mesma permissão havia sido negada na João Paulo II, em 1989, em viagem rumo à Coreia.
O coro da Capela Sistina não se exibirá em uma igreja, mas no dia 21 de setembro, na Sala de Concertos do Centro Cultural de Hong Kong. “Melodias celestiais na grande China” é o título do espetáculo, cujo cartaz apresenta em primeiro plano, em letras latinas e chinesas, o nome de Mons. Palombella.
O coro é composto por 24 cantores adultos e cerca de 35 meninos, chamados de ‘vozes brancas’.