Mundo

Corpo de criança afogada na Turquia é enterrado na Síria

comshalom
tragedia na turquia
Corpos de migrantes afogados na Turquia são levados para a Síria EPA/Sertac Kayar/Agência Lusa/Direitos Reservados

Aylan Kurdi, a criança de 3 anos cuja morte num naufrágio virou símbolo da tragédia dos refugiados, foi enterrado hoje (4) na sua cidade natal de Kobane, no Norte da Síria, informou a imprensa turca.

A família Kurdi fugiu da cidade, que durante meses esteve ocupada pelo grupo terrorista Estado Islâmico, numa tentativa de seguir para o Canadá, onde vive uma tia do rapaz.

Aylan, o seu irmão Galip, de 5 anos, e a mãe encontravam-se entre os 12 sírios que morreram afogados na noite de terça-feira (1º) para quarta-feira (2), quando faziam a travessia entre a cidade turca de Bodrum e a ilha grega de Kos.

Os corpos dos três foram transportados de avião ontem (3) à noite para Istambul e hoje para Sanliurfa, no extremo sul da Turquia, e depois para Suruc, uma cidade turca que faz fronteira com Kobane. O pai, o único sobrevivente da família, acompanhou os corpos.

Abdallah Al Ebdi agradeceu a ajuda às autoridades turcas. Responsáveis do Departamento da Imigração turco e psicólogos acompanharam o pai, e a caravana foi escoltada até a fronteira por veículos policiais, disseram por telefone à agência noticiosa espanhola EFE vários jornalistas locais em Suruc.

“Como pai que perdeu os seus filhos, só quero que acabe esta dor e que acabe a guerra na Síria”, disse Abdallah Al Ebdi.

 

Fonte: Agência Brasil


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.