Recentemente, estava dirigindo, pensando naquelas lutas cotidianas que todos nós vivemos e ansiosa para chegar logo em casa quis fugir de um engarrafamento, mas acabei pegando o caminho errado. Só me dei conta quando o trajeto do GPS mudou e aumentou o tempo de viagem em uma hora. Quando tomei consciência, estava na ponte Rio-Niterói. Ela não tem retorno!
Estava ansiosa, preocupada, querendo chegar logo em casa, mas acabei em um engarrafamento e aumentei meu trajeto em mais de uma hora.
Já me imaginei dando uma curva e subindo pela mureta que separa as pistas; me perguntei porque ninguém pensou em um retorno.
Nunca tinha feito isso. Justamente por ser distraída eu dobro meu foco quando estou dirigindo. Mas naquele dia, aconteceu e pensei comigo: “tô mal mesmo, Jesus! Agora, tenho mais uma hora com o Senhor aqui parada, por favor, me fala alguma coisa“. E Ele…nada!
Cansada, impactada, comecei a apenas estar ali e falava isso para Ele. Até que pensei: o que o Senhor quer me dizer com isso? E me peguei pensando:
Nem sempre ao cometer um erro a gente consegue corrigir rápido. Às vezes aquela decisão errada mesmo que sem intenção (afinal eu não peguei a ponte porque quis, eu me distraí) pode levar tempo e esforço para ser consertada. E a parte mais difícil para mim é a espera, é viver o processo de retorno ao caminho que era o alvo desde o início, com um arrependimento misturado com o orgulho ferido de ter errado o alvo.
Em algum momento eu me distraí e errei. Assim como, muitas vezes, me distraí da Voz de Deus. Assim como pessoas sem saber me feriram e eu as feri.
Quantas vezes, inclusive neste dia, eu estava ansiosa, preocupada, confusa com as distrações do mundo e acabei errando o alvo, isto é, pecando, me distanciando de Deus?
E quanto mais tempo a demora para reconhecer o caminho errado, maior será a espera e o esforço para retornar aos caminhos da Vontade de Deus, da Felicidade enfim.
Naquele dia aprendi que quanto mais rápido reconheço o erro, mais rápido consigo corrigi-lo. É preciso olhar para dentro de mim e parar de perder tempo buscando culpados ou situações hipotéticas (ilusórias). Preciso assumir quem sou, para que Deus possa fazer o que Ele sonhou para mim.
Reconhecer, assumir, lutar e esperar que o fluxo aconteça até o momento do retorno definitivo ao rumo certo.
Neste retorno da Quaresma, muito se falava sobre em Confissão Sacramental e Exame de Consciência. Apesar da Quaresma ter acabado, nosso caminho de conversão pessoal ainda continua.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Não tenha medo de olhar para si e descobrir quem você é, na porta atrás do medo, das frustrações, do erro, do pecado está quem você realmente é: um filho MUITO Amado, uma filha MUITO Amada de um Deus que é todo Misericórdia, todo Amor. O caminho do exame de consciência é olhar para si e para o Plano de Deus para você. Recalcular as rotas, respeitar o fluxo próprio do tempo, sem se perder do esforço e da busca para seguir os caminhos de Deus.
Em uma espera que é ativa, que é sintonia entre o seu coração e o coração de Deus, confessar seus pecados para que enfim, você retorne ao caminho de volta para casa.