A primeira semente do Carisma Shalom será plantada, finalmente, em terra ferrarese. As missionárias enviadas para compor o núcleo inicial da Comunidade partem de Roma para o norte da Itália depois de meses de planejamento e oração.
A composição do primeiro núcleo missionário é o que poderíamos chamar de ítalo-brasileira, visto que metade das missionárias enviadas é de naturalidade italiana e a outra, brasileira.
Será o Convento de San Giorgio, lugar privilegiado de devoção ferrarese, a acolher as missionárias que se dedicarão prioritariamente à evangelização dos jovens.
Expectativas
Ser enviado para uma fundação missionária é sempre uma grande alegria e ao mesmo tempo um grande abandono nas mãos de Deus. As missionárias de Ferrara testemunham a profusão de sentimentos e de expectativas para a missão.
“Contemplamos a ação de Deus que moveu cada pequeno detalhe dessa história, e me sinto imensamente feliz em fazer parte dela. É uma bela aventura, estar nas mãos de Deus”, partilha Sara Ponzo. Sobre o quebra-cabeça Sheisse Goès, outra missionária de Ferrara, vê na intercessão de Nossa Senhora uma parte fundamental: “Contemplo realmente um novo ciclo que começa a partir de Maria, Ela que nos envia por meio da nossa pequenez, da nossa pobreza e simplicidade, a sermos testemunhas visíveis da vida de Cristo Ressuscitado.”
Expectativas? Abraçar e viver com fidelidade a Vontade de Deus, conhecer e desposar o povo, construir com os jovens a missão, responder ao apelo da Igreja que nos chamou para abrir a missão em Ferrara e para ajudá-la a cuidar dos jovens. Afirma em poucas palavras Raiana Soares, outra componente da missão.
Uma missão gerada na oração e na oferta
Na primeira oração de intercessão pela missão, o Senhor nos deu a Palavra de Ef 2, 13-20 e nos dizia que faz (desde agora) e fará (durante a missão) em nós, com a sua graça, uma profunda obra de reconciliação com Ele e conosco mesmass e, ao mesmo tempo, constitui-nos instrumentos de reconciliação para o povo ao qual Ele nos envia. Compartilha Raiana, em poucas palavras o chamado divino se apresenta como ser, antes de tudo, Shalom!
Do Evangelho de hoje, Chiara Rondoletti, colheu mais um sinal da voz de Deus para a missão que nasce. Rezando com o Evangelho de hoje, dia de partida para a nova missão, posso reconhecer que não tenho luz nem sabor próprios, mas que esta luz e este sabor que recebo todos os dias do Senhor não posso deixar de comunicar. E o que confio ao Senhor é este grande desejo de anunciar ‘gratuitamente, o que recebi gratuitamente’.
A tão esperada chegada
A chegada aconteceu no inicio da tarde, deste dia 13. As missionárias foram recebidas pelo Bispo de Ferrara.