Aprofundar o conhecimento das Sagradas Escrituras é fundamental e necessário para qualquer cristão. Embora não seja uma tarefa muito fácil de realizar, devemos nos dedicar e fazer nosso esforço para conhecermos melhor a Deus e sua Santa vontade. É preciso encarar com determinada determinação, como nos lembra Santa Teresa D’avila. Todos os dias Deus quer falar a nós e ao nosso coração e a leitura diária das Escrituras, nos ajuda bastante nesse sentido. Assim, somos chamados à transformação de quem somos, para participarmos de mais profunda comunhão com Deus. A própria Palavra de Deus nos alerta para o quanto Deus quer que nós o ouçamos “Aprouve a Deus, na sua bondade e sabedoria, revelar-se a si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade( cf. Ef 1,9).
Quando objetivamos conhecer a Deus, também buscamos conhecer a nós mesmos, e nada melhor que adquirir o autoconhecimento à luz Daquele que nos criou. O salmista nos diz: “ A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho”(Salmos 119, 105). Santo Agostinho nos ensina que só amamos aquilo que conhecemos, portanto, se você deseja aprofundar o seu relacionamento com Deus, o estudo da Bíblica é um início extraordinário.
Santo Ambósio nos ensina que “A Palavra de Deus é a substância vital de nossa alma. Ela a alimenta, apascente e governa. Não existe outra coisa que possa fazer com que alma do homem viva, a não ser a Palavra de Deus”. Sobre as Escrituras, diz o Catecismo,81. A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus, por ser redigida sob a moção do Espírito Santo. 85. O ofício de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja , cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo, isto é, foi confiado aos Bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o bispo de Roma(cf. Mt 16,18-19 ; Lc 10,16)
Portanto, sabendo da importância da Bíblia na vida do cristão, segue algumas dicas para aprofundar o conhecimento na Palavra de Deus:
- A oração antes de ler a Bíblia prepara nosso coração, nosso solo interno, para que a palavra semeada tenha frutos. Como nos alerta 2 Tm 3,16-17 “ Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra”.
- Um horário exclusivo para a leitura e meditação da Palavra, sem distrações, nos ajuda a dar toda a atenção ao que o Senhor quer nos ensinar. Provérbios 4,10: “ Ouve, meu filho, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida”.
- A leitura diária da Bíblia alimenta a vida espiritual. Assim como o corpo necessita de alimento diariamente, também nossa alma precisa ser nutrida com as coisas do alto. O salmista nos alerta: “Feliz o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmos 1,1-2).
- Tenha a Palavra de Deus sempre à mão. O Papa Francisco nos convida a lermos o Evangelho diariamente. Para podermos vivê-La e aplicá-La no nosso dia a dia. Graças à tecnologia, pode-se ter fácil acesso à Palavra por meio de aplicativos que disponibilizam a Bíblia completa ou o Evangelho do dia. Assim, ter esses recursos no celular ou ipad é uma grande ajuda.
- Perseverar mesmo que as dificuldades se levantem. Deus sempre vai ao encontro do homem. Então, mesmo que o desânimo apareça, saiba que o Senhor não nos abandona. “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta” (Hebreus 12,1).
- Ler o Catecismo da Igreja Católica nos ajuda bastante à uma melhor compreensão das Sagradas Escrituras, pois nele está boa parte, bem resumida, da interpretação correta da Palavra de Deus. Isso evita distorções, fundamentalismos ou más compressões que podem ocorrer lendo apenas a Bíblia isoladamente, conforme nos alerta 2 Pedro 3,16.
No mês de setembro dedicado pela Igreja à Palavra de Deus, a Comunidade Católica Shalom celebrará o Tríduo da Palavra. Serão três dias de formação e aprofundamento sobre as Sagradas Escrituras. Neste ano, o encontro terá como tema “Ministros da Palavra“. Os encontros acontecerão nos centros de evangelização do Calhau, Cohatrac, e Vila Palmeira, entre os dias 28 e 30, com início às 19h.
Confira a programação em nossas redes sociais:
Boa leitura!! Deus o abençoe. Shalom!