Shalom

Débora Pires dá dicas sobre os pilares do autocuidado

O termo é um conjunto de ações diárias que fazemos em prol do bem-estar e assim se promover qualidade de vida para si mesmo.

comshalom

Autocuidado é o conjunto de ações que cada indivíduo é capaz de promover no sentido de agregar benefícios a própria saúde e ao bem-estar. A definição formal de autocuidado, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), “é a capacidade dos indivíduos, famílias e comunidades de promover a saúde, prevenir doenças, manter a saúde e lidar com doenças e deficiências com ou sem o apoio de um profissional de saúde.”

Estamos sempre preocupados com o outro e, por vezes, nos colocamos tanto à disposição para ouvir e ajudar a quem amamos sempre que eles precisam que esquecemos de cuidar de alguém muito importante: nós mesmos. Débora Pires, missionária da Comunidade de vida, casada, mãe, dá alguns conselhos que precisam ser aplicados por todos. Ela afirma que o autocuidado “é de muita importância para o crescimento ou ajuste da autoestima, porque é preciso provar primeiro do amor para poder dá-lo ao outro”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Débora Pires (@deborapiressh)

Pilares do autocuidado

Os pilares do autocuidado são uma jornada em que uma pessoa terá várias atitudes e responsabilidades em relação à própria saúde, qualidade de vida e bem-estar.

• FÍSICO:

-Cuidado com a saúde (consultas e exames periódicos);
-Alimentação saudável;
-Atividade física;
-Cuidado com a qualidade do sono;
-Prezar por momentos de lazer e descanso, etc.

• PSÍQUICO

– Ter atenção com fatores que podem desencadear o stress;
– Investir em tarefas que te dê prazer, alegria, que te descansem, te edificam, e que não estejam ligados ao seu trabalho;
– Manter amizades sadias, que realmente contribuem para o teu crescimento;
– Prezar pelo bom consumo de arte, cultura e pelo crescimento na vida intelectual;

• EMOCIONAL

– Estabelecer limites nas relações (os outros só me ferem se eu permitir!);
– Buscar ser flexível (a flexibilidade é sinal de maturidade);
-atenção: não é o mesmo que ser frouxa, certo?!;
– Saber ouvir seus sentimentos para que eles te ajudem a crescer no autoconhecimento, mas nunca tomar decisões baseada no que sente;

• ESPIRITUAL

– Viver um diário e constante cultivo da vida interior (que é onde a nossa vida realmente acontece);
– Ser fiel aos compromissos assumidos (Missa, Terço/ Rosário, oração pessoal, estudo bíblico, etc)
– Alimentar vida espiritual e intelectual com leitura sobre a vida dos Santos;
– Se possível, ter um diretor espiritual;
– Criar o hábito da escrita, colocando no papel seus pensamentos, sentimentos, e também para facilitar experiência do exame de consciência, já que a escrita nos ajuda a olhar pra nossa história diária de forma mais objetiva (“escrever é a forma mais alta de pensar”).
– Ter momento(s) de pausa e silêncio ao longo do dia;
– Fazer exame de consciência diariamente, de preferência, antes de dormir, buscando a reconciliação com Deus, consigo mesma e com os outros, e para firmar propósitos de recomeço para o dia seguinte.

Quando você pratica e prioriza o autocuidado, começa a entender melhor quem você é, o que quer e como pode fazer para melhorar o que é necessário em sua vida. Praticando o autocuidado você:

    1. Melhora a autoestima e autoconfiança;
    2. Aumenta a criatividade e a produtividade;
    3. Ajuda a controlar a ansiedade;
    4. Desenvolve o autoconhecimento.

Caso você não consiga praticar todas estas dicas e conselhos, peça ajuda para pessoas que você confie e também conte com a graça divina que pode intervir e mostrar sua essência verdadeira. O caminho do autocuidado requer um esforço diário e uma mudança de olhar. Por isso, vá no seu tempo. Busque ajuda, se precisar, mas não pare. Vai valer a pena.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.