Formação

Desafios da liderança

comshalom

liderança postO texto que vamos meditar é o de Lucas 6, 12-19, “A escolha dos Doze”.

Nessa passagem tão importante e tão rica em ensinamentos para quem é líder, percebemos a importância que Jesus dá a sua vida de intimidade com o Pai e o quanto a mesma é necessária para o exercício do seu ministério que se inicia.

Jesus, antes de compor sua equipe de trabalho, antes de escolher aqueles que iriam dividir com ele sua missão de salvar e resgatar almas se retira e passa a noite em oração. O que Ele quer nos ensinar com essa atitude? Ele precisava de tudo isso? Bom, a verdade é que Jesus deixa bem claro que para liderar, estar à frente de algo no Reino de Deus, é preciso ter uma autêntica vida de oração. O líder precisa estar em sintonia com Deus.

Oração e escuta da vontade de Deus, antes de tomar qualquer decisão na equipe, é muito importante. Não podemos esquecer quem de fato nos governa e dirige nossas vidas e a vida daqueles que servem conosco. Essa atitude tomada por Jesus e que deve ser imitada por todos nós que temos a missão de guiar, liderar, nos garante fazer a coisa certa, do jeito certo. Um dos terríveis perigos, eu creio que o maior se tratando de uma liderança Shalom, é a falta de oração, pessoal e comunitária da parte do líder.

Orar pela equipe, pelo ministério e coordenação que me foi confiado deve ser algo muito normal e constante no dia-a-dia de um bom líder. O líder que procede assim entendeu bem sua missão e o devido lugar do Senhor no seu ministério: o centro. Esse líder entendeu que o povo que lhe foi confiado pertence ao Senhor, e que deve guiá-lo para Deus e não para mim mesmo.

A oração gera em nós autoridade sobre a equipe. Gera unidade e nesse ambiente há unção, parresia, criatividade e muita iniciativa. Nem precisa lembrar que a falta de oração gera danos lamentáveis a toda equipe, e que conseqüentemente não terá resultados os trabalhos desempenhados pela mesma.

O líder precisa estar atento para não se deixar levar pelo ativismo que tanto tenta nos roubar da intimidade diária com o Senhor. Cuidado com o excesso de compromissos, nada de querer “abraçar o mundo com as pernas”, pois isso é engano. Em nossa missão, precisamos estar em profunda sintonia com o Senhor, com Sua santa vontade.

É preciso ter vida de oração. Isso define se somos bons líderes ou não.

Vanilton Lima


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.