Sou Ananda Vasconcelos, consagrada na Comunidade de Vida com Promessas Definitivas. Vou contar um pouco sobre a experiência que fiz e faço com a intercessão do Ronaldo Pereira, pelo seu desejo puro de ver e dar Deus aos jovens.
Conheci o Shalom em 2006 e tive uma forte experiência com Jesus durante o meu primeiro contato com a Comunidade em uma Adoração Eucarística. Essa experiência foi marcante e, desde aquele momento me sentia amada e acolhida pela Misericórdia Divina. Porém eu não me engajei de fato em um grupo nem permaneci na Obra por muito tempo. Eu estava ali, mas de fato não conseguia me comprometer, por ter anseios distintos do Evangelho dentro de mim. Mas no fundo existia um vazio e um desejo de algo mais profundo, que desse sentido a minha vida.
Um convite inusitado
Em 2009 recebi um convite para uma reunião do Projeto Juventude para Jesus (PJJ) para ajudar na organização de uma semana especial para os jovens em homenagem ao Ronaldo Pereira. Eu topei e jamais imaginava que Deus estava aproveitando essa oportunidade para me despertar para um caminho novo, uma vida pela qual valesse a pena viver.
A coordenadora do PJJ então me perguntou: “Ananda você pode ficar responsável por fazer o Espaço do Ronaldo Pereira no Centro de Evangelização?” Eu logo disse que sim, mas logo me perguntei: “Quem é Ronaldo Pereira?” Ela me entregou o material e enviou outros por e-mail e disse que eu mesmo iria descobrir.
Lembro bem que naquela mesma tarde decidi ler tudo que podia para conhecer aquele jovem e sua história. À medida em que eu lia aqueles relatos da nossa Cofundadora, Emmir Nogueira, e do seu irmão, eu fui tendo uma real experiência com um jovem que tinha muitos ideais, mas que tomado pelo amor de Deus deixou tudo e O seguiu. Que não hesitou diante do chamado de Deus; que não se apegou ao que passava; que renunciou nas pequenas e grandes coisas tudo que era contrário ao Evangelho.
À medida que eu lia o testemunho do Ronaldo, sua vida ia como que tirando as escamas dos meus olhos, me abria a uma verdadeira escuta de Deus. Ao ver a foto do Ronaldo, contemplava um olhar e um sorriso de alguém que encontrou o sentido da vida; que fez a feliz descoberta de tudo ofertar por amor a Deus, a Igreja, aos jovens. Comecei então naquele dia, pedir sua intercessão para que eu não tivesse medo de me arriscar, descobrir o que Deus sonhou pra mim.
Aquela semana foi marcante e abriu horizonte para novas descobertas. Fui convidada para dar uma pregação sobre ele e tanto no stand como nessas pregações aos jovens, a medida em que eu falava do Ronaldo, era envolvida por uma alegria nova e percebi que eu eu era um fruto do “desejo dele de derramar até a última gota de sangue pelos jovens.”
Neste mesmo ano, na certeza da sua intercessão assumi um grupo de jovens, ingressei no vocacional e fiz descoberta mais incrível e feliz da minha vida: eu era eleita por Deus e chamada a como o Ronaldo, com radicalidade e violência de coração, me dar sem reservas pela evangelização dos jovens.
Enfim, até hoje nestes 12 anos de vida missionária sempre conto com sua intercessão para que vivendo o que passa eu aprenda como escolher o que é santo e digno do céu.
Ananda Vasconcelos
Consagrada Comunidade de Vida
Missão Fortaleza