Formação

Deus

comshalom

Afinal de contas, o universo é finito ou é infinito?

Tem um lugar onde começa e outro lugar onde acaba – ou não acaba nunca?

Começou um dia ou sempre existiu?

A idéia mais aceita pelos cientistas é a de que o universo começou com uma grande explosão há 10 ou 20 bilhões de anos. Mas, se começou um dia, o que existia antes naquele lugar?

O físico Albert Einstein dava um exemplo interessante para explicar por que, habituado às três dimensões físicas do seu mundo (comprimento, largura e altura), o homem tem dificuldade em compreender que vive num mundo com mais uma dimensão, o tempo.

Imagine seres sem altura, apenas com comprimento e largura, vivendo num mundo de duas dimensões – como uma folha de papel infinitamente fina. Eles sabem o que é ir para a frente e para trás, para a direita e para a esquerda, mas não entendem o que significa ir para cima e para baixo porque estão presos naquela superfície sem qualquer relevo. Entretanto, o fato de eles não entenderem não quer dizer que não exista nada para cima nem para baixo, no sentido da altura, a terceira dimensão que nós conhecemos bem.

Da mesma forma, finito e infinito são conceitos além de nossa capacidade intelectual. Apesar de não conseguirmos entender como o Universo começou nem que tamanho tem, nunca pensamos em negar sua existência, pois somos partes dele.

Deus também é um conceito além de nossa compreensão. Por isso sempre fracassam as tentativas para defini-Lo segundo os pequenos recursos intelectuais dos homens.

Em vez de defini-Lo, podemos dizer simplesmente que Ele é uma realidade vivida, experimentada.

Em geral, místicos que dizem ter tido uma experiência direta do Ser Divino confirmam que o conhecimento que têm de Deus é uma coisa muito mais real e definitiva do que as explicações que filósofos e teólogos elaboram a propósito de Sua existência.

Fonte: Santa Missa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.