Formação

Deus amou tanto…

comshalom

José Ricardo Ferreira Bezerra.

Iniciemos esta leitura pedindo a ajuda ao divino Espírito Santo: “Ó vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis a face da terra”. Oremos: “Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém”.
O método da Lectio Divina, como muitos conhecem, consiste em quatro passos simples e eficazes para uma leitura orante da Palavra de Deus. São eles: leitura, meditação, oração e contemplação. A leitura responde à pergunta, ‘o que o texto diz’. Na meditação respondemos à pergunta ‘o que o texto me diz’. Na oração somos nós que respondemos a Deus. E, na contemplação deixamos Deus agir depois de termos lido, meditado e orado, permitindo que seu Espírito nos leve a mergulhar nos seus mistérios.
Neste mês vamos tomar o diálogo de Jesus com Nicodemos, relatado no evangelho de São João capítulo 3, versículos de 1 ao 21. Sugerimos que seja lido pelo menos duas vezes, devagar prestando atenção às palavras do Senhor. Imagine-se como se você estivesse lá, o ouvindo falar com Nicodemos. Era noite.
Desta conversa profunda, muitas palavras podem nos levar a orar. Escolhi para esta lectio, o versículo 16, e deste, apenas 3 palavras: “Deus amou tanto… ”.
No início do seu evangelho, o apóstolo nos fala que Jesus é o Verbo, a Luz e a Vida dos homens. Ele testemunha que viu a sua glória e dele recebeu a graça e verdade (cf. Jo 1,1-17). Aqui, porém Jesus vai falar pela primeira vez do grande amor do Pai. Deus amou tanto que enviou seu Filho único. O mesmo São João reafirma várias vezes em sua 1ª Carta, no capítulo quarto, esse grande amor de Deus: “Caríssimos, amemos, pois o amor vem de Deus. (…), pois Deus é amor. Nisto consiste o amor de Deus por nós. Deus enviou seu Filho único ao mundo para que vivamos por ele. Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós devemos amar uns aos outros” (1Jo 4, 7-11). “Deus é amor”. (1Jo 4,16) e ainda “Quanto a nós, amemos, pois ele nos amou primeiro” (1Jo 4,19).
Deus caritas est. Foi esse o tema escolhido pelo papa Bento XVI para sua primeira Encíclica. O Amor é o centro da fé cristã. O Amor vem de Deus, nos leva para Deus e nos leva para o outro. Jesus faz esta grande revelação e o apóstolo enfatiza esta verdade.
Diante deste amor tão grande, inicie sua oração que pode ser assim: “Deus me amou tanto, que me enviou Jesus, seu Filho único para me salvar. Deus amou tanto meus pais que enviou seu Filho para salvá-los. Deus amou tanto (fulano (a), vá colocando as pessoas que lhe vier à mente) que enviou Jesus para salvá-lo (a)…”. “Obrigado, Pai de amor, por teres enviado Jesus. Ele nos revelou o teu imenso amor por mim e por todos os homens. Ajuda-me a aceitar em primeiro lugar este teu tão grande amor por mim. Ajuda-me também a amar ao meu próximo por causa do teu amor…”.
Com apenas três palavras de um versículo iniciamos esta lectio. É o início, pois o resto é seu. Nosso objetivo é dar uma orientação e partilhar um pouco o que o Senhor me falou. A você, tenho certeza, Que Deus lhe falou outras coisas. Então, retome este versículo ou entre novamente na oração ou aonde o Espírito o conduzir. O importante é continuar.
No final da lectio, anote num caderno este dia, a passagem lida, sua oração ou um resumo dela, com as graças recebidas. Caso queira, você pode também escrever para testemunhar o que o Senhor fez na sua vida. Ou se tiver alguma dúvida sobre o método da lectio escreva-nos. Nossos endereços estão na contracapa da Revista Shalom Maná.

Shalom!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.