Nesta manhã de terça-feira (13/02/17), tem-se o início o terceiro e último dia do Retiro de Carnaval da Comunidade Católica Shalom, o Renascer. O Consagrado da Comunidade de Aliança, Edilson Filho, convida os participantes para fazer uma breve dinâmica, para que pudessem se aprofundar e entender todo o mistério que Deus iria realizar no dia de hoje, durante o momento da Efusão.
Em seguida o pregador faz novamente um retrospectiva dos dois dias iniciais do retiro. Onde Edilson chama atenção para a particularidade da religião cristã, pois diferentemente das outras religiões, como por exemplo nórdica e egípcia, Deus fez uma promessa para todos nós. E Ele vai além de fazer uma simples promessa, pois Ele nos conhece e nos chama pelo nome. Uma vez que para nós ocidentais é uma coisa simples e comum. Já para os orientais chamar pelo nome, é conhecer profundamente uma pessoa, seus mais íntimos desejos e erros.
Seguidamente, o consagrado se apossa da passagem de Atos dos Apóstolos (At 2, 1-5), que relata Pentecoste, e começa a destrinchar tudo o que Deus quer nos dizer através das sagradas escrituras. ” Por que Deus não derramou corações de fogos, ao invés de línguas?!” Questionou o consagrado. Por um simples motivo, pois a “língua ” em um sentindo bíblico, é o símbolo da comunicação. Então Deus vem habilitar a capacidade de comunicar sua palavra e glória. Quando o espírito santo desce sobre nós, sobre línguas de fogo, ele vem capacitar-nos a comunicar de uma forma nova, comunicar as centelhas do Fogo do Amor Divino.
Logo após, Edison Filho começa a relatar testemunhos que vivenciou, para demonstrar a ação da Graça de Deus. “Imaginem as graças que podemos alcançar pelo presente que Deus nos deu, o Espírito Santo.”, falou o pregador. Dando continuidade, foi sendo explicado e relatado os dons e carisma do Espírito Santo, e as experiências com esses carismas, demonstrando como evangelizar melhor. Por fim o pregador conduziu um momento de oração, acalmando os corações e invocando o Santo Espírito para prepara-nos, para o ápice de todo o Renascer, a Efusão.