Fátima faz parte da Comunidade Católica Shalom, na Missão de Belém, há 7 anos. Atua como pastora do Grupo São José, Irradiação Icoaraci (distrito de Belém), e, neste ano, ela se prepara para consagrar-se na Comunidade de Aliança. Casada e mãe de dois filhos, ela conta que tem uma relação de amor e fé com Nossa Senhora de Fátima de uma maneira muito especial.
Nossa Senhora de Fátima, consolo para os corações
Falar de Nossa Senhora, em especial, de Nossa Senhora de Fátima em maio, mês de Maria, é falar com muita satisfação. Primeiro pelos testemunhos que eu presenciei ao caminhar com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, e depois por Nossa Senhora ser meu consolo diante das dificuldades.
Um testemunho forte foi o de uma mãe que perdeu três filhas e um irmão num afogamento em São Sebastião da Boa Vista, quando ela atravessava o rio Pracuúba, que fica na baía do Marajó, para Belém, em 2012. Eu conheci essa senhora através da mãe do meu amigo, com quem ela fazia momentos de oração na casa das pessoas. Elas encontraram-se, quando essa senhora estava chorando no Centro de Saúde, em Icoaraci. A mãe desse meu amigo contou um breve relato para ela e perguntou-lhe se ela aceitava receber Nossa Senhora para fazer um momento de oração em casa e a mesma disse que sim. Depois disso nos comunicou e fomos até lá.
Chegamos até a casa da senhora e vimos que ela estava muito consternada. Faziam trinta dias do acidente, e ela com o seu esposo estavam com o coração dilacerado. Perder as três filhas assim é para destruir qualquer família…
Levamos a imagem de Nossa Senhora e fizemos um momento de oração. A imagem ficou na casa por uma semana para a família rezar o terço e passar um tempo com Nossa Senhora. Quando fui buscá-la, não consegui porque eles tinham viajado para cuidar do transporte dos corpos para Belém.
Três dias depois voltamos à casa, quando ela relatou que a imagem de Nossa Senhora lhe trouxe uma paz muito grande. Foi quando ela conseguiu contar toda a história de como o acidente tinha acontecido e, naquele momento, ela disse que Nossa Senhora falava com ela. Disse ainda que foi como se Nossa Senhora tivesse ido ao encontro dela, que – ao ver a imagem – ela sentiu uma paz interior muito grande. Nesse dia a senhora já estava com um sorriso no rosto. Foi muito marcante ter esse encontro com essa família, que passou pela perda e foi consolada.
Meu testemunho pessoal com Nossa Senhora de Fátima
Em 2015, em um desses momentos de oração nas casas das pessoas, estávamos sem a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Eu estava peregrinando, falando de Nossa Senhora, mas sem a imagem dela.
Até que chegou uma imagem de Portugal para nós e, ao recebê-la em meus braços, fiquei tão feliz. A partir daquele momento (da graça de ter a imagem de Nossa Senhora), as orações nas casas das pessoas tinham outro sentido. Quando as pessoas aproximavam-se da imagem, parecia que era a presença real de Nossa Senhora; comigo foi a mesma coisa.
Quando estou em momentos de dificuldade, não tenho como não sentir o consolo e a presença dela. Eu me prostro diante dela e começo a conversar com Nossa Senhora. Isso me dá um conforto muito grande no coração. Isso faz com que eu me sinta bem e em paz. Tenho certeza da presença dela em minha vida e é muito belo falar de Nossa Senhora, ela me acolhe sempre em minhas aflições, eu sou fã número um de Nossa Senhora de Fátima.
Por Waldecira Sarges
Shalom Belém