Shalom

Dia de celebrar o dom da vida de Moysés Azevedo, amigo de Deus, dos jovens e dos pobres

O comshalom convida você a fazer um passeio pela história de vida do fundador da Comunidade Católica Shalom

comshalom

Nesta sexta-feira (4), Moysés Azevedo completa mais um ano de vida. Para comemorar a data, o comshalom convida você a fazer um passeio pela história de vida do fundador da Comunidade Católica Shalom que em 2022, celebra 40 anos de fundação. Nascido em Fortaleza, no Ceará, Moysés foi educado em um ambiente católico e, muito cedo, passou a liderar grupos de oração para jovens. Em 1976, teve uma forte experiência com o amor de Deus a partir do contato com a Renovação Carismática Católica (RCC)

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Amigo de Deus

A experiência de Deus que Moysés teve o introduziu em um caminho de amizade. No livro Vós, quem dizeis que eu sou?, o fundador partilha um pouco sobre como foi esse momento tão marcante em sua vida. Ele costuma dizer que a experiência de Deus em sua vida foi um “divisor de águas”. Inclusive, nos Escritos da Comunidade Shalom, Moysés fala sobre as primeiras experiências que vivenciou nessa amizade com Deus. Ele conta que sua vida mudou completamente, buscou mais a oração, a frequência à santa missa e também ao serviço com os jovens.

Em 1980, foi escolhido pelo arcebispo de Fortaleza, à época, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa João Paulo II – hoje, São João Paulo II -, em nome da juventude da Arquidiocese. Orou pedindo a Deus um presente digno do Santo Padre e decidiu-se por escrever uma carta ofertando sua vida na evangelização dos jovens. Em 9 de julho de 1982, exatamente dois anos após o encontro com o pontífice, Moysés deu, auxílio pelo criatividade do Espírito Santo, um importante passo para a fundação da Comunidade. 

Confira imagens

Moysés se mostra amigo de Deus, sendo sempre próximo a Igreja

Amigo dos jovens

Em seu testemunho de vida, Moysés conta que certa vez estava parado no trânsito e viu um jovem atravessando a rua. Dentro de si, um grande desejo começou a emergir: o fundador da Comunidade queria compartilhar com aquele jovem e, na pessoa daquele jovem, com a juventude do mundo inteiro, a experiência que ele tinha vivenciado com o amor de Deus. “Dar de graça o que de graça tinha recebido“, assim Moysés define ainda hoje esse desejo de evangelização, que unido à oferta de sua vida diante do altar, fez com que, em 1982, ele, ao lado de outros irmãos, inaugurasse uma lanchonete com o intuito de evangelizar os jovens da cidade de Fortaleza.

Um clássico momento da pregação de Moysés para com os jovens (Arquivo Comshalom)

Certa vez alguns jovens fizeram a seguinte pergunta para o fundador: “Qual conselho o Moysés de hoje daria para o Moysés de 22 anos?” A resposta do missionário foi direta: “Vale a pena!”. Era isso que Moysés diria para si mesmo quando Deus o chamou a ofertar a própria vida em prol da evangelização. Perguntaram então se ele já tinha pensado em desistir? “Eu nunca pensei em desistir, porque eu sei que Deus nunca desistiu de mim, mesmo com toda a minha fraqueza, eu posso recomeçar”, respondeu. Contudo, ele ressaltou que na caminhada surgem algumas tentações, mas a confiança em Deus é o que o leva o consagrado a perseverar.

Leia também | Moysés Azevedo responde perguntas de jovens na madrugada

[VÍDEO] Moysés responde por que os jovens são a primazia da nossa vocação e como faz para manter acesa a experiência de evangelização após 40 anos:

Amigo dos Pobres

Na Comunidade Shalom, os pobres sempre tiveram um lugar especial, pois, a partir da experiência do fundador de dar de graça o que de graça foi recebido, como mencionado anteriormente, diversas iniciativas foram traçadas ao longo da história. Os missionários têm se dedicado a cada dia de forma intensa na evangelização dos mais necessitados material e espiritualmente. Vale destacar que, mais do que assistencialismo, a evangelização dos pobres diz respeito ao anúncio do amor de Deus.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Shalom Chaves (@shalomchaves)

Em Fortaleza (no Ceará, Brasil) ou em Antsiranana (Madagascar), o ardente desejo de cuidar das feridas da humanidade é o mesmo. Não há distinção. Toda criança, todo jovem, todo adulto e todo idoso não deve ser excluído da alegria trazida pelo Evangelho de Jesus Cristo. Por isso, durante a pandemia de Covid-19, o rhema foi “a evangelização não pode parar”. E não pode mesmo, porque, enquanto houver um homem na terra que não conheça a misericórdia de Deus, a missão não terá chegado ao fim.

>> Confira também o Documentário sobre o Projeto Shalom Amigo dos Pobres 

Moysés tem se empenhado cada vez mais em promover a paz em diferentes regiões em que a Comunidade está presente, especialmente naquelas mais necessitadas, como em Chaves, no Pará.

Deixe sua mensagem para Moysés Azevedo

Neste dia, você pode utilizar os comentários desta postagem para deixar sua mensagem para Moysés Azevedo. Aproveite para rezar uma Ave Maria pelo dom da vida dele que é o pai espiritual da Comunidade Católica Shalom.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Parabéns Moisés, que Deus continue o abençoando com essa ousadia da fé e confiança em Deus q abre tantos “mar vermelhos” nas nossas vidas e na dos irmãos!
    Seu nome não é coincidência é promessa e providência de Deus!
    Shalom🙏🏽🕊
    (Obra Barretos/SP)

  2. Parabéns Moisés, que Deus continue o abençoando com essa ousadia da fé e confiança em Deus q abre tantos “mar vermelhos” nas nossas vidas e na dos irmãos!
    Seu nome não é coincidência é promessa e providência de Deus!
    Shalom🙏🏽🕊

  3. Muitíssimo obrigada Moisés. Realmente o seu sim me salvou e Deus na sua infinita misericórdia reescreveu toda minha história dentro dessa magnífica vocação.