Igreja

Dia Mundial da Paz terá tema sobre Inteligência Artificial

Papa Francisco pede uma reflexão sobre a tecnologia e o impacto dela na vida humana

comshalom
Foto: Pexels

O Papa Francisco escolheu como tema para o próximo Dia Mundial da Paz “Inteligências Artificiais e Paz”. Celebrado em 1º de janeiro, a data quer levantar uma discussão sobre o progresso da inteligência artificial e o impacto cada vez mais profundo sobre a vida pessoal, social, política e econômica no mundo.

| Leia também: A próxima Jornada Mundial da Juventude será em Seul, na Coréia do Sul

O tema foi divulgado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral na terça-feira, 8 de agosto. Segundo a nota, o Papa pede “um diálogo aberto sobre o significado dessas novas tecnologias, dotadas de potencial disruptivo e de efeitos ambivalentes”.  

Proteger a dignidade humana

O Dicastério destaca ainda sobre a importância de se “proteger a dignidade da pessoa e o cuidado de uma fraternidade verdadeiramente aberta a toda a família humana” como condições indispensáveis para que o desenvolvimento tecnológico contribua para a promoção da justiça e da paz no mundo.

“Injustiça e desigualdades alimentam conflitos e antagonismos. A urgência de orientar a concepção e o uso das inteligências artificiais de forma responsável, para que estejam a serviço da humanidade e da proteção da nossa casa comum, exige que a reflexão ética seja estendida no âmbito da educação e do direito.”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.