Sem Categoria

Dia Nacional do Teatro: é possível encontrar Deus na quinta arte?

“A arte é um dom de Deus para os homens. Por meio dela, o homem e a mulher são capazes de incutir esperança nos corações e perpetuar a cultura de um povo.” (São João Paulo II)

comshalom
Foto | Unsplash

No teatro podemos encontrar a Deus, pois tocamos a sua criação, tocamos um dom que Ele mesmo nos deu. Não importa em qual espaço cênico seja, o fenômeno que é o teatro nos dá a oportunidade do encontro, a arte que nos dá uma experiência sinestésica, só em ver o outro representar, transbordar e contar uma história.

Tive uma experiência muito forte com o Filho de Deus Menino Meu ano passado, pois estava dando tudo errado na parte técnicadanilo_stavale_reviver (dando errado, pois não estava saindo da forma que eu queria, e ainda bem que não saiu, pois o espetáculo era de Deus, não meu). Iniciamos a primeira sessão, e estava dando muita microfonia, quase todo o espetáculo com esse problema, e meu ego começou a ficar abalado… minha família, meus amigos, todo mundo lá assistindo e o som não colaborava. Até que chegou a cena do nascimento de Jesus, fizemos uma adaptação no roteiro onde todo o elenco entrava cantando, a capella, O Verdadeiro Deus na Carne e ficávamos de joelhos contemplando a cena da Sagrada Família.

Estava no ápice do nervosismo, querendo que tudo ficasse bonito, quase chorando, respirei, a trilha terminou de tocar, entramos na simplicidade e cantamos O Verdadeiro Deus na Carne… O Único foco de luz estava em Jesus, Maria e José, cantávamos sem microfone, olhei para algumas pessoas, que não eram católicas, e estavam chorando, o choro na plateia não era nossa meta, mas que experimentassem que O onipotente e generoso Deus, que por toda eternidade, a humanidade amará, que eles eram amados, e eu pude perceber que também era amado. Comecei a chorar na hora. A nossa arte tinha sentido! A música que cantávamos era uma verdade! A técnica é só um instrumento para nos auxiliar, mas anunciar o amor de Deus é o mais importante. 

Acredito que muitos artistas, que não conseguem encontrar a Deus nas artes, precisam compreender que ser artista não é só dominar técnicas, é ter algo para dizer, é ter uma fonte, é ter o desejo pela autenticidade, a compreensão real de si, de compreender qual a verdadeira Beleza, compreender acima de tudo que ser artista não é ser famoso, pois a ganância vai te cegar e ficará difícil de reconhecer a Deus, já que não podemos servir a dois senhores. A maior dica que eu posso dar para um artista é lutar para viver os conselhos evangélicos. A Pobreza que nos ensinará a mostrar a beleza de Deus, a Obediência que vai silenciar o nosso ego e a Castidade que vai fazer com que vivamos o nosso dom com integridade.

Danilo Stavale


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.