Mundo

Diálogo católico-ortodoxo: as reações da mídia na Polônia

comshalom

midia-indoor-wap-tv-bandeira-polonia-polonesa-1301061596732_956x500Os meios de comunicação da Polônia registraram com grande interesse a participação do metropolita Hilarion, presidente do Departamento de Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou, na conferência “O futuro do cristianismo na Europa: o papel das Igrejas e dos povos polonês e russo”, realizada na Universidade Cardeal Stefan Wyszynski, em novembro último. A mídia em geral, não apenas a católica, tem enfatizado a importância da mensagem conjunta russo-polonesa.

“A cooperação entre os cristãos poloneses e russos é necessária hoje não só para melhorar a relação entre os dois países, mas também para enfrentar os desafios do mundo atual”, escreve o diário Nasz Dziennik, recordando a mensagem da conferência de Varsóvia. “O testemunho será eficaz quando católicos e ortodoxos trabalharem juntos”, acrescenta.

A importância da cooperação russo-polonesa, sublinha o portal Wiara, “é necessária para a paz nesta região do mundo e para que as pessoas usufruam as liberdades e os direitos que ninguém deveria ameaçar”.

“Precisamos unir os nossos esforços para proteger os valores tradicionais da família cristã e do matrimônio, bem como defender os cristãos que são perseguidos”, enfatiza o semanário católico Niedziela, recordando as palavras do metropolita Hilarion. “O trabalho conjunto é fundamental” e pode significar “uma defesa para todos os cristãos injustamente perseguidos em diversas partes do mundo”.

A mídia polonesa também destacou a importância do encontro entre o metropolita Hilarion e o cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo de Cracóvia. “Hilarion é um defensor ardente da reconciliação entre a Polônia e a Rússia”, escreve o Dziennik Polski. Este processo, acrescenta, “tem que envolver todos os ortodoxos e os católicos nos dois países”. Neste sentido, seria um acontecimento de grande impacto a possível visita do patriarca Kirill à Polônia durante a Jornada Mundial da Juventude de 2016, em Cracóvia.

Na mesma linha, a Rádio Polonesa, a Agência de Informação Católica na Polônia (KAI) e a Agência Polonesa de Informação (PAP) observam que “a visita de Kirill à Jornada Mundial da Juventude poderia ser um ponto importante do diálogo ortodoxo-católico e polonês-russo”.

Fonte: ZENIT


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.