Desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no último domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo, conhecido como o primeiro tradutor da Bíblia para o latim, popularizando o seu conteúdo.
Nesse mês devemos mergulhar de coração atento, nos valores profundos que diariamente a liturgia da Igreja, procurará incutir em nós por meio das Escrituras. Existe uma ética muito particular, na alma e no coração dos textos bíblicos. Lembrando que ética é aquela ciência que está direcionada à reflexão crítica dos comportamentos humanos. Ela interpreta, problematiza e investiga esses valores, proporcionando sadias e santas ações. O princípio fundamental dos textos bíblicos é o amor de Deus. Pensando nisso, apresentamos algumas dicas para te incentivar a rezar com a Palavra de Deus.
Dicas para rezar com a Palavra de Deus diariamente
1) Leia-a todos os dias.
Quando tiver vontade e quando não tiver também. É como um remédio, com ou sem vontade tomamos porque é necessário.
2) Tenha uma hora marcada para a leitura.
Descobrir o melhor período do dia para você e fazer dele a sua hora com Deus. Sem horário específico, vamos encontrando outras coisas para fazer adiando a oração, ou até começamos a rezar, mas na primeira distração paramos. Estipular um horário de início e fim te ajudará a conservar esse momento.
3) Marque a duração da leitura.
O ideal é que seja de 30 a 40 minutos, no mínimo, por dia. Inicie na hora marcada e não termine antes do horário estipulado. Pode parecer óbvio, mas não o é, devemos ter firmeza para pôr em prática o nosso propósito.
4) Escolha um bom lugar.
É bom que se leia no mesmo lugar todos os dias. Deve ser um lugar tranquilo, silencioso que facilite a concentração e favoreça a criação de um clima de oração. Se, num determinado dia, não se puder ler na hora marcada e no lugar escolhido, não faz mal. Em qualquer lugar e em qualquer hora devemos ler. O importante é que se leia todos os dias.
5) Leia com lápis ou caneta na mão.
Anote no seu caderno as passagens mais importantes, tudo o que chamar a sua atenção, as coisas que Deus falou ao seu coração de modo especial. Isto facilita a compreensão e o aprofundamento na palavra meditada.
6) Faça tudo em espírito de oração.
Quando se lê a Bíblia faz-se um diálogo com Deus. Você escuta, você se sensibiliza, é um encontro entre duas pessoas que se amam. Quando oramos falamos a Deus. Quando lemos as Sagradas Escrituras é Deus quem nos fala.
Então, o que é que você está esperando? Inclua a leitura da Bíblia no seu dia a dia, reze com ela e descubra as maravilhas que Deus deseja lhe contar.
Por Maria Taís