Institucional

Dicas de como ser instrumento de Deus

comshalom
IMG_6290Em workshop no Fórum Shalom, padre Antônio Furtado afirmou que Carismas do Espírito não  são prêmio de santidade, mas dons para todos. Desprendimento é uma das dicas para empreendê-los para o bem comum.
Os Coríntios, na época da Igreja primitiva, não eram um povo exemplarmente santo, mas que tinha os dons do Espírito Santo e os exerciam, por terem sido batizados. Com este exemplo, o membro da Comunidade de Vida Shalom padre Antônio Furtado falou sobre a abertura necessária para deixar Deus agir por meio dos cristãos, em prol da humanidade. O sacerdote ministrou na tarde desta sexta-feira, o workshop “Oração e Uso dos Carismas”.
O palestrante afirmou que o modelo da Igreja são os Atos dos Apóstolos, por isso é importante ler esse livro por inteiro, não somente em parte, ao seguir a Liturgia. Ele falou sobre a relação entre Carisma e santidade. “Os Carismas não são só para os santos, são para todos, não é prêmio de uma vida santa”. E citou o exemplo do povo de Corinto, que usavam os dons desordenadamente, antes de Paulo começar a orientá-los. “São dons que o Espírito Santo dá a quem quer”, concluiu.
E o que faz alguém ser santo? Segundo padre Antônio, são as virtudes. Cada batizado é um carismático, pois recebeu o Espírito Santo. Como é para todos, cada cristão é chamado a desempenhar a missão de Jesus: pregar o Evangelho, curar os doentes e libertar do mal. “Como o Pai me enviou, eu também envio vocês” Jo 20,21.
O exercício dos carismas é instrumento de santificação, purifica a vida e renova o desejo de louvar. “O uso dos dons me faz desejar uma vida santa”, afirmou padre Antônio.
O que fazer para usar bem os Carismas:
1. Vida de oração
2. Tornar-se disponível.
3. Desprendimento. Estar aberto ao que Deus quiser.
4. Remover os obstáculos: pecado, mágoa, ressentimento.
5. Pregar o Evangelho. Assim o Espírito Santo nos dará as ferramentas necessárias.
O sacerdote falou também sobre o número de Carismas efusos e infusos. Sete são os infusos: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade, temor de Deus. Eles se manifestam como graça, que renova a força da alma, faz com que o indivíduo passe a agir segundo o Espírito, sem despender suas próprias energias.
Padre Antônio ensinou que o dons efusos de línguas, de profecia, e de interpretação são dons de oração. Ao final, ele ministrou uma oficina de dons.
Emanuele Sales

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.