O discernimento nada mais é do que levar a Jesus a minha vontade através da oração e ir pedindo que Ele me oriente a decidir o que é melhor, mesmo que seja diferente da minha vontade inicial. Isso não quer dizer que Deus me tirará algo, na verdade só me acrescentará. Porque Ele me faz ver o que os meus olhos não encontrariam por si só. Então, nos últimos 2 anos iniciei o discernimento quanto a minha vida profissional. Dizia a Jesus as minhas realidades, as áreas da minha futura profissão, os meus medos, as minhas vontades e os meus sonhos. E tudo isso com o ouvido atento.
Como Deus é tão puro em sabedoria, Ele ia me revelando peças deste quebra-cabeça de forma muito lenta. Até porque nesse tempo vivi outros discernimentos. É importante saber que você pode ter mais de um discernimento em uma fase da vida, porém é preciso ter prudência e sabedoria para não confundi-los. E o próprio Deus vai orientando quanto a isso, seja por meio do silêncio ou pelas Suas respostas generalizadas, aparentemente incompreensíveis ou confusas.
E isso aconteceu comigo me deixando confusa algumas vezes, porque não via especificidade. Então, optei por focar em outro discernimento, porque Deus me fazia entender que há dois anos o discernimento principal que eu deveria viver era outro, e não a minha vida profissional. Tudo parte da sabedoria Dele. Mas, hoje, estando no décimo período o Senhor fala bastante! Na verdade esse discernimento tornou-se mais intenso ano passado e só progride.
Talvez você se pergunte: “E como Deus fala?”, “Como você sabe que é Deus?”, “Como ter certeza?” e “E se os seus sonhos forem diferentes do que Deus falar?”. Todos esses questionamentos são normais, eles partem de um coração inquieto e que deseja conhecer a Deus. A gente só conhece o que busca, e Deus dá viu? Então, Ele fala por meio de versículos da Bíblia, visualizações, partilhas, irmãos, sonhos, músicas, postagem no Instagram e afins.
Eu sei quando é Deus que fala quando há: santidade, coerência e paz nas Suas palavras. Pois, tudo que vem Dele gera paz, e se eu estou em paz sei que é vontade de Deus. Se recebi um versículo, o entendi, porém não o acolhi, mas senti paz: é voz de Deus.
A palavra Dele é concreta e ativa (Deus vive!!), porque Ele fala e age. Assim, quando Ele me fala algo em algum momento Ele mesmo vai me confirmar se for preciso. Deus conhece o meu coração e as minhas dificuldades de compreensão. E quando os meus sonhos são diferentes do Dele devo dizer: “Bendito seja Deus!”. Porque é uma oportunidade de abraçar a humildade e a pobreza, na certeza de que a vontade Dele é infinitamente maior que a minha.
É melhor decidir determinada situação com base na minha opinião? Não. É fácil discernir? Não. Mas vale a pena! E o meu discernimento sobre a minha profissão já acabou? Também não, mas Deus já me direciona e prepara o meu coração. Desejo que Ele também prepare o seu para começar o seu primeiro discernimento ou próximo.