“Transformar mediante a força do Evangelho os critérios de juízo, os valores determinantes, os centros de interesse, as linhas de pensamento e os modelos de vida da humanidade” (Evangelii Nuntiandi, 19).
Movidos por este ideal, conforme artigo publicado no portal no último dia 26.03, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) em parceria com o Instituto Parresia ofertou mais de 600 bolsas de estudo da Escola de Doutrina Social da Igreja para os residentes nas regiões Norte e Nordeste do pais.
Pe. Edinardo Gomes de Oliveira, coordenador Diocesano de Evangelização da Diocese de Sobral/CE recebeu com muita alegria a notícia da distribuição das bolsas e afirmou que “O estudo deste tema, tão necessário, favorece uma pastoral madura capaz de compreender os desafios”.
Ele prestou todo o apoio à iniciativa e registrou que os agentes de pastoral sendo pessoas muito simples não teriam condições financeiras para arcar com os custos de um curso desta importância e envergadura.
Ao todo, foram 35 dioceses/arquidioceses ou prelazias do norte e nordeste do Brasil que apresentaram nomes para estudarem gratuitamente na escola. Assim, todos o estados do Nordeste e praticamente todos os do Norte do Brasil foram contemplados.
Santíssima Conceição do Araguaia/PA, Camaçari/BA, Belém/PA, Porto Nacional/TO, Salgueiro/PE, Caicó/RN, Sobral/CE, Propriá/SE são alguns dos beneficiados pela parceria. Veja no mapa como ficou a distribuição das bolsas:
Neste sentido, munidos de um conhecimento consistente, homens e mulheres que exercem papel de liderança em alguma atividade social ou mesmo pastoral poderão dar uma contribuição mais eficaz para a evangelização dos jovens nas dioceses do Norte e do Nordeste do País.
Os contemplados terão acesso a cursos variados nos campos das Sagradas Escrituras, História da Igreja, Família e Matrimônio, uma Escola de Introdução à Teologia e outros cursos neste campo. No que diz respeito exatamente à Escola de Doutrina Social da Igreja, o aluno poderá aprofundar o estudo da construção da civilização do amor, a partir dos fundamentos do pensamento católico, aprofundando conteúdos de relevância e qualidade, para desenvolver raciocínios e ações, em vista de promover uma interpretação cristã da realidade social e política e favorecer o discernimento da vontade de Deus na vida missionária.
Não foi contemplado com uma bolsa? Não fique de fora, matricule-se agora mesmo:
Sobre a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
A AIS nasceu do sofrimento e da necessidade extrema de um povo que sentiu na própria pele a barbárie da maior guerra do planeta, a II Guerra Mundial. A Alemanha foi totalmente destruída e seu povo jogado nas piores condições humanas imagináveis. Diante deste quadro trágico surge uma esperança que consegue amenizar, ao menos um pouco, a dor deste povo marcado por uma batalha que não teve vencedores.
Atualmente, milhões de pessoas são beneficiadas todos os anos por meio de aproximadamente 5 mil projetos apoiados pela AIS em cerca de 130 países – incluindo o Brasil. Os projetos auxiliados pela AIS são os mais variados possíveis no campo pastoral, que vão desde o subsídio para a formação de seminaristas, padres e religiosas; material catequético; construção e reconstrução de igrejas e capelas; transporte para religiosos; recuperação de jovens dependentes químicos como nas Fazendas da Esperança; barcos para missionários no Amazonas; construção de escolas e casas para refugiados no Oriente Médio e muito mais.
Sobre o Instituto Parresia
Siga o perfil no Instagram
Ouça os Podcasts no Spotify
Assista aulas gratuitamente no Youtube
Entre em nosso canal do Telegram
E-mail: institutoparresia@comshalom.org