O Centro Internacional Jovem São Lourenço, criado e consagrado por São João Paulo II aos jovens, recebeu na última quarta feira, 24 de janeiro, a visita do Cardeal Américo Manuel Alves Aguiar. Na ocasião, Dom Américo visitou e presidiu pela primeira vez na capela sede da cruz peregrina oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) uma Missa em ação de graças pelos frutos da JMJ realizada ano passado em Lisboa, Portugal.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
‘Entrar aqui é entrar na história’
A Igreja e o Centro Jovem ficam a poucos passos da praça São Pedro no Vaticano. É o lugar onde diariamente acontece a acolhida e a evangelização de peregrinos, na sua maioria jovens, de todo o mundo. Esse trabalho é desenvolvido por missionários da Comunidade Católica Shalom presentes em Roma.
Em sua homilia, o cardeal comentou sobre a importância da Igreja e do Centro São Lourenço: “Entrar aqui é entrar na história”. Fez também uma reflexão sobre o evangelho do dia (Mc 4, 1-20), fazendo aos presentes um apelo: “ Cada JMJ é uma sementeira da palavra (…) Que sejamos capazes de com a nossa vida dar testemunho que Cristo vive (…) a todos os homens e mulheres e de modo especial aos jovens, a quem nos dedicamos de modo especial”.
‘A Jornada cria uma rede de amigos’
A Celebração contou ainda com a participação de membros e missionários da Comunidade Shalom, além de alguns convidados pertencentes ao Dicastério para os leigos, a família e a vida, setor responsável pela organização e promoção das Jornadas mundiais da Juventude. Padre João Wilkes Rebouças Chagas, responsável pelo setor de juventude no mesmo Dicastério e membro da Comunidade Católica Shalom, ao final da celebração eucarística agradeceu a visita de Dom Américo e ressaltou que a relação com o Cardeal “vai além da colaboração na realização de um evento”. “ Tanto a Comunidade Shalom quanto o Dicastério entraram em relação com D.Américo a partir da preparação da JMJ… mas como bem dizia Bento XVI, ‘ A Jornada cria uma rede de amigos.’ Para além do trabalho fica a relação de amizade que nos unem sempre em Cristo em vista da missão perene da Igreja”, finalizou o sacerdote.
Também comentando sobre a visita do Cardeal, Padre Francisco Tiago Soares, Assistente internacional da Comunidade expressou: “Dom Américo é um amigo da comunidade (…) uma amizade que nasceu da missão e que também nos coloca em movimento missionário”.
Dom Américo foi Presidente da Fundação da JMJ Lisboa 2023 (responsável direto pela realização do evento) e Diretor do Departamento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa. É membro do Dicastério para a Comunicação e atual Bispo de Setúbal, Portugal.