No última sexta-feira, 16 de fevereiro, Dom Francisco de Sales Alencar, O.Carm, novo bispo da Diocese de Mossoró (RN) chegou a sua nova terra de missão. Sua posse aconteceu no dia seguinte, 17 de fevereiro, na Catedral de Santa Luzia.
Ele foi nomeado pelo Papa Francisco em novembro de 2023, após o Santo Padre acolher a renúncia de Dom Mariano Manzana, atual bispo emérito.
Acolhida de Dom Francisco de Sales, O. Carm
Dom Francisco de Sales teve sua Oração de Acolhida em Mossoró no dia 17, na Paróquia de São João Batista, às 09h da manhã, recepcionado por Dom Mariano Manzana, bispo emérito, sacerdotes da diocese e representantes de movimentos eclesiais e paroquianos.
“Eu quero estar aqui nessa Igreja particular, de Santa Luzia, como aquele que serve. […] Vamos caminhar juntos. Este é o respiro da Igreja neste momento. Uma Igreja que dá a mão, onde os irmãos dão-se as mãos uns aos outros, escutam com humildade o Espírito, caminham sabendo para onde estão indo, que essa seja a marca de nossa aventura”, destacou o novo bispo.
Confira algumas fotos da chegada de Dom Francisco de Sales em Mossoró:
A Celebração Eucarística e Posse Canônica do 7º Bispo de Mossoró ocorreu no mesmo dia, às 17h no adro da Catedral de Santa Luzia. Estiveram presentes na celebração mais de 2 mil fiéis, oriundos das diversas regiões de nossa Diocese, vinte bispos, mais de cem padres, diáconos, seminaristas, representes de movimentos eclesiais e de novas comunidades. Além de autoridades civis. Foi um momento marcante que ficará para a história.
“Recebemos nosso novo bispo e, de suas primeiras palavras, pudemos colher um forte chamado à unidade na diversidade e também um acentuado ardor missionário. Como Comunidade Shalom, somos renovados no desejo de continuar auxiliando a Igreja em vista da evangelização da Diocese de Santa Luzia”, afirmou Natália Celedonio, que é membro da Comunidade Católica Shalom, como Comunidade de Aliança, com Promessas Definitivas e Votos Perpétuos no Celibato.
Conheça Dom Francisco
Dom Francisco de Sales nasceu no dia 17 de abril de 1968 em Araripina, em Pernambuco. Ele fez a profissão religiosa na Ordem dos Freis Carmelitas no dia 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de Novembro de 1995.
Durante o seu ministério sacerdotal exerceu os seguintes cargos: Formador dos estudantes de filosofia; Reitor da Basílica do Carmo, em Recife; pastor, Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelitana de Pernambuco. Em 2011, assumiu em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, e, em 2014, assumiu a função de secretário-geral da Ordem do Carmo, e também presidente da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, além de ser membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.
Foi nomeado pelo Papa Francisco em junho de 2016 como bispo de Cajazeiras, município do sertão paraibano, onde esteve até dias antes de sua Posse Canônica em Mossoró
A Comunidade Shalom de Mossoró louva a Deus por este novo tempo em nossa Diocese e pede ao Senhor, que pela intercessão de Santa Luzia, ilumine os passos do nosso novo pastor.
Comunicação Mossoró