O novo arcebispo metropolitano de Fortaleza (CE), Dom Gregório Paixão, OSB, chegou à cidade nesta quarta-feira, às 11h. O prelado foi recebido com grande alegria no aeroporto por representantes de movimentos, institutos religiosos, novas comunidades e fiéis.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
“É uma graça muito grande poder estar aqui e dividir com vocês o grande tesouro que trago no meu coração que é Jesus Cristo. E meu único desejo é fazer com que Ele seja cada vez mais conhecido, amado e adorado por todos. Eu venho como pai que deseja dar uma palavra para os filhos mas, ao mesmo tempo, venho como filho que deseja estar com os irmãos, ou seja, vamos caminhar juntos, vamos viver uma bela experiência de amor porque não temos dúvida alguma que se realiza aquilo que dizemos na Missa, o amor de Cristo no uniu”, disse o prelado assim que chegou em solo cearense.
O novo chefe do governo pastoral de Fortaleza também foi acolhido pelo seu predecessor, Dom José Antônio Tosi, que afirmou que “ser bispo na Igreja não é apenas uma função, é uma missão e faz parte de uma mesma família”.
Confira algumas fotos da chegada de Dom Gregório Paixão:
Outra manifestação de carinho a Dom Gregório na sua chegada à cidade foi outdoor espalhados por toda cidade com mensagens de boas vindas ao prelado.
A Comunidade Católica Shalom esteve presente no aeroporto para receber o novo arcebispo. “É uma grande alegria receber Dom Gregório hoje porque nós somos essas ovelhas que viemos receber com muita alegria o nosso novo pastor. E, como ovelhas da Igreja, nós queremos estar atentos a cada passo e palavra desse novo tempo aqui da arquidiocese com muita obediência ao novo arcebispo”, disse o diácono Vitor Aragão, responsável pelas ações de evangelização da Comunidade em Fortaleza.
Também no perfil oficial da Comunidade Shalom do Instagram, o fundador e moderador geral Moysés Azevedo, acolheu o novo arcebispo e colocou toda a Comunidade à disposição do prelado. Confira:
Ver essa foto no Instagram
Está prevista para amanhã, dia 14, a primeira coletiva de imprensa do novo arcebispo. Já a sucessão episcopal será realizada na sexta, 15, às 19h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. Após a Missa, o arcebispo seguirá para o jantar em celebração à posse, onde receberá os cumprimentos de autoridades civis, militares e religiosas. Um dos primeiros compromissos de Dom Gregório como novo arcebispo será a ordenação de 13 novos presbíteros, que será realizada na sexta-feira seguinte, 22 de dezembro.
Posse terá esquema de segurança especial
A Polícia Militar do Ceará, a Guarda Municipal de Fortaleza e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania – AMC anunciaram um esquema de segurança e mobilidade para a posse do novo arcebispo de Fortaleza. As ações incluem patrulhamento a pé, motocicletas e veículos, garantindo a segurança no entorno da Catedral.
Ruas no entorno da Catedral, como Sobral, São José e Av. Alberto Nepomuceno, serão interditadas. As medidas também incluem um redutor de velocidade na Av. Alberto Nepomuceno/Rua Conde D’eu com coibição de estacionamento e desvios de tráfego.
Leia também | Saiba mais sobre a Sucessão Episcopal da Arquidiocese de Fortaleza
Missa terá transmissão on-line
Dom Gregório Paixão, OSB, é o sétimo na linha sucessória da Igreja particular de Fortaleza. O prelado era bispo da diocese de Petrópolis (RJ) desde 2012. A Missa de posse será transmitida pela Evangelizartv, Rede Vida, TV Ceará, Rádio Shalom, Rádio FM Dom Bosco e YouTube da Arquidiocese de Fortaleza.
Serviço
Sucessão Episcopal na Arquidiocese de Fortaleza
Eventos:
Obrigado, Dom José
9/12, 9h, Catedral Metropolitana de Fortaleza
Seja bem-vindo, Dom Gregório Paixão, OSB
15/12, 18h, Catedral Metropolitana de Fortaleza
Informações: (85) 3388-8702, secretariado de Pastoral.
Participe do Retiro de Advento 2023
Estão abertas as inscrições para o Retiro do Advento 2023 da Comunidade Católica Shalom, que é um itinerário formativo e oracional para te ajudar a viver bem o tempo litúrgico de preparação para o Natal. Serão 29 dias, de 3 de dezembro a 1 de janeiro, em um itinerário de oração diária, iluminado pela Palavra de Deus.
O tema deste ano é “Vem e reconstrói a minha casa” Cf. Ag 2, 1-8.