Igreja

Dom Gregório Paixão, OSB, é empossado como novo arcebispo de Fortaleza

O prelado, Dom Gregório Paixão, é da Ordem de São Bento, e o sétimo na linha sucessória da Igreja particular de Fortaleza.

comshalom
Dom Gregório Paixão recebe das mãos de Moysés Azevedo, quadro com sua pintura. Foto: Arquidiocese de Fortaleza

Júbilo. É a palavra que resume a noite desta sexta-feira, 15 de dezembro, em que uma multidão de fiéis acompanhou a Celebração Litúrgica de Posse do novo arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, OSB.

Além da participação de milhares de católicos de Fortaleza e região, dentre eles representantes de inúmeros movimentos eclesiais e membros de novas comunidades, também estiveram presentes autoridades civis e das forças armadas cearenses, dentre eles, pode-se destacar, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, a primeira dama do estado, Lia Freitas, e representando o Governador Elmano de Freitas, compareceu Dep. Walter Cavalcanti. O prefeito, Rubens Bomtempo e a primeira-dama de Petrópolis (RJ), Luciane Bomtempo, também estavam na solenidade. 

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Destacou-se sobretudo a presença do clero na Celebração, cerca de 382 clérigos, entre diáconos, sacerdotes, bispos e cardeal acompanhavam a celebração.

A noite se dividiu em dois momentos: a Cerimônia da Posse e a Missa em Ação de Graças pela Posse do novo Arcebispo.

Chegada de Dom Gregório Paixão a Fortaleza

O prelado era bispo da diocese de Petrópolis (RJ) desde 2012, quando, no dia 11 de outubro, o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia do então Arcebispo, Dom José Antonio Tosi Marques e no mesmo ato, nomeou para o cargo Dom Gregório Paixão, OSB.

Desde que recebeu a notícia da nomeação, ele expressou sua alegria e disposição em estar a serviço da evangelização na capital cearense. Dom Gregório chegou em Fortaleza na última quarta-feira, 13 de dezembro, onde foi acolhido por Dom José Antonio Aparecido. Na ocasião, ele não hesitou em conversar com fiéis e com a imprensa que o aguardavam no Aeroporto Pinto Martins.

LEIA TAMBÉM | Dom Gregório Paixão chega a Fortaleza

Bendito o que vem em nome do Senhor

Quem presidiu a Cerimônia da Posse foi Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, atual Arcebispo emérito. Após a leitura das Letras Apostólicas (documento solene emanado da Santa Sé, através do qual o Papa se dirige a um membro da Igreja) feita pelo Chanceler da Arquidiocese, Pe. Abel Jackson Peixoto Lima,  Dom José Antonio seguiu o rito e fez a entrega da Cátedra (assento solene) e do Báculo (bastão/cajado) ao novo Arcebispo Metropolitano.

Confira abaixo alguns momentos da Cerimônia de Posse:

Obrigado, meu caro irmão! 

Dom Gregório começou sua homilia homenageando Dom José Antonio Tosi, por seu governo pastoral ao longo de quase 25 anos. 

Meu irmão no episcopado a quem tenho a graça de agora suceder, o senhor tem, Dom José Antônio, o seu nome gravado na história dessa Arquidiocese pelo testemunho de vida cristã, pela paternidade benevolente, pela transmissão da verdade, da fé, pela sabedoria da palavra e pela constante atenção dada a unidade arquidiocesana. Obrigado, meu caro irmão, pelos quase 25 anos de pastoreio à frente desse povo que o ama. Alegro-me por saber que o Senhor escolheu a terra da luz para continuar sua missão de servidor do evangelho. Unidos pela fé, militando sob um só senhor Jesus Cristo, levaremos o projeto a nós confiado pelo misericordioso Senhor, juntamente com Dom Valdemir Vicente de Andrade e Dom Júlio César Souza de Jesus“, declarou o novo arcebispo. 

Ele comentou ainda em outro momento que se considera um bispo privilegiado por colher os ‘frutos’ dos seus antecessores. “Os exemplos e virtudes dos meus antecessores me entusiasmam“, reconhece ele. 

“Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.” 1 Coríntios 3, 6 

Além do arcebispo emérito, o clérigo também saudou aos demais membros do clero ali presentes. De forma especial, ele falou aos sacerdotes, “saúdo esse  numeroso presbitério da Arquidiocese de Fortaleza, desejoso de trabalhar com todos vocês por meio de uma paternidade próxima, atenta e fraternal.”

‘Entro em suas vidas como servidor’

Com um discurso marcadamente rico sobre a história do Ceará, Dom Gregório dedicou parte de sua homília para narrar fatos da antropologia cearense. “Por isso, meus irmãos e minhas irmãs, esse solo que pisamos é sagrado. Essa terra é a herança que recebemos de nossos antepassados.

Ele fez ainda uma analogia entre sua chegada a Fortaleza e o personagem de José de Alencar, Martin, um navegador português que foi atingido pela flecha da índia Iracema. “Tornei-me alvo da atenção e do carinho dos arquidiocesanos, desde quando o Papa Francisco me transferiu das terras fluminenses para essas terras cearenses, pedindo que escrevesse junto com vocês a história de final feliz. Venho como um membro do povo de Deus e discípulo de Jesus Cristo, a quem reconheço como único Salvador da humanidade, que ressuscitou dos mortos e continua vivo e presente no meio de nós.”

Sucessão Episcopal da Arquidiocese de Fortaleza(CE) - Dom Gregório Paixão, osb
Dom Gregório Paixão, OSB, é empossado como novo arcebispo de Fortaleza. Foto: Arquidiocese de Fortaleza

Dom Gregório Paixão afirmou que não deseja apenas ser feliz em sua nova missão, mas quer fazer “com que todos alcancem a verdadeira felicidade a partir da novidade que é e sempre será Jesus Cristo”.

Foi Deus quem fez com que nossos caminhos se encontrassem, portanto, desejo conhecê-los a partir do coração. Entro em suas vidas como servidor e entro pela porta da frente. Peço licença, bato a porta para ingressar no coração de vocês, na casa de vocês, na vida de vocês, para vivermos as alegrias da vida partilhada e do pão repartido.

Com essa declaração de serviço aos arquidiocesanos, ele animou a todos a também se colocarem nessa postura, em vista de se constituir uma “igreja samaritana”. “Todos têm lugar em nossa igreja e nas suas pastorais. Juntos, construiremos novas comunidades sob o alicerce firme inabalável que é Jesus Cristo”, afirma o novo arcebispo. 

LEIA TAMBÉM | Dom Gregório Paixão à Comunidade Shalom: ‘nosso contato e alegria serão imensos’

‘O melhor ainda está por vir’

Em sua fala, Dom Gregório Paixão demonstrou interesse em trabalhar com afinco no crescimento da Faculdade Católica de Fortaleza, em motivar o setor da Juventude na paróquia e também nas missões populares das 31 cidades que a Arquidiocese pastoreia.

Ele se dirigiu ainda aos movimentos eclesiais e às novas comunidades “com vocês construirei um relacionamento de amizade e partilha fraterna, unindo-me a todos na tarefa comum de evangelizar. Que nosso alegre testemunho fale da feliz escolha que fizemos quando nos consagramos ao serviço do Senhor.”

LEIA TAMBÉM | Conheça Dom Gregório Paixão, novo arcebispo de Fortaleza

Para finalizar sua homilia, o prelado contou a curiosa história de um sacerdote idoso de Fortaleza que tinha o sonho de ser velado com um garfo na mão, para que quem o visse conhecesse a narrativa de sua infância em que sua avô aconselhava-o, após as refeições, para ele guardar o utensílio, pois chegaria a sobremesa. Assim, ele fez a alusão que para a Arquidiocese Fortaleza, “o melhor ainda está por vir”. 

Assista na íntegra a transmissão da Celebração Solene de Posse abaixo:


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.