Nessa segunda feira (29/04), Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo de Fortaleza, visitou pela primeira vez, o Shalom da Paz. Além de conhecer o local e ouvir sobre as atividades da Comunidade em Fortaleza, Dom Gregório presidiu a Missa no local.
Na chegada ao Shalom da Paz, primeiro centro de evangelização da Comunidade Shalom, Dom Gregório foi recepcionado com música e alegria, por membros da Comunidade e da Obra Shalom. Estavam presentes o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, além de alguns membros do conselho geral da Comunidade, e responsáveis pela Comunidade em Fortaleza.
Com sua simpatia e gentileza características, Dom Gregório passou pela lanchonete Shalom, andou pelo Shalom da Paz, cumprimentando e abençoando os que via pelo caminho. A primeira parada foi na Capela Manjedoura da Paz, depois de ficar um tempo em oração silenciosa, o Bispo ouviu uma breve explicação sobre o mistério da Capela e sua construção.
As ações da Comunidade Shalom em Fortaleza
Em seguida, ele foi conduzido ao local onde acontecem os grupos de oração do projeto juventude. Em uma das salas, foi montada uma estrutura para que o Arcebispo pudesse ouvir um pouco sobre o funcionamento da Comunidade e Obra em Fortaleza. Padre Silvio Scopel, assistente local da missão, falou sobre o Carisma Shalom, o número de missionários na Comunidade de Vida e Aliança, além de projetos e trabalhos desenvolvidos na arquidiocese de Fortaleza. Padre Vitor Aragão, coordenador apostólico de Fortaleza, falou ao Arcebispo sobre os eventos realizados pela Comunidade. Ele também apresentou alguns testemunhos de pessoas alcançadas pela evangelização e explicou como funciona o Caminho da Paz, itinerário desenvolvido pela comunidade dentro dos grupos de oração.
Após as apresentações, os jovens do projeto juventude convidaram o Arcebispo para um lanche. Um momento fraterno em que o Dom Gregório pode estar com membros da Comunidade e da Obra.
Rádio e TV Shalom
A visita continuou com uma parada na Rádio Shalom. Padre Antonio Furtado, diretor da emissora, conduziu o Arcebispo, que conheceu as estruturas da rádio e concedeu uma entrevista, ao vivo. Em sua fala, Dom Gregório enfatizou a alegria de poder estar fazendo esta visita e conhecendo mais a Comunidade:
“Agradeço por estar aqui, tenho uma amizade de muitos anos com a Comunidade Shalom (…) Quero colocar meu coração à disposição da Comunidade (…) Fico feliz por conhecer a sede, o lugar onde tudo começou”.
Dom Gregório Paixão também gravou uma entrevista que será exibida no Fazendo Barulho, programa produzido pela Comunidade Shalom que pode ser acompanhado na Rede Vida ou no You Tube todos os sábados a partir das 23h.
Capela das Relíquias
Continuando sua visita, Dom Gregório foi levado à Capela das Relíquias, que fica no andar de cima da Rádio Shalom. Padre Antonio Furtado, organizador do local, explicou ao Arcebispo a inspiração do local e mostrou cada espaço da capela que tem mais de 700 relíquias em exposição.
Santa Missa: Precisamos nos tornar Aquele que amamos
Para concluir a visita, Dom Gregório, presidiu a Santa Missa no Shalom da Paz, com a presença de centenas de membros da Comunidade e da Obra. Em sua homilia, o Arcebispo falou do desejo humano de realizar grandes coisas, de nossa admiração por heróis e personagens históricos. Citando o exemplo de Santa Catarina de Sena, ele comentou sobre a determinação que os cristãos precisam ter para anunciar a verdade e fazer a vontade de Deus:
“Diante de homens que lutaram pelo papado e pelo poder temporal, ela resolveu lutar com todas as forças da oração para que não fosse confundida. Assim, pode comunicar o que ouviu de Deus. (…) Ela, tão frágil diante de um homem tão poderoso, consegue que ele se dobre, mas não diante dela, diante do Deus que a tocou”.
Ele afirmou ainda que “o que falta na existência da humanidade é a presença de Deus”. E falando sobre a importância da evangelização e do testemunho, ele nos recordou a missão dos cristãos de trazer de volta para Deus aqueles que se afastaram.
“Existem homens bons e homens que não são bons, mas Deus nos pede que nunca nos afastemos Dele, para que possamos trazer para Ele, aqueles que se afastaram”.
Quem conhece as homilias de Dom Gregório já fica na expectativa de sua ‘história’ final, que sempre prendem a atenção do povo e trazem reflexões sobre sólidos valores cristãos. O Arcebispo contou na ocasião, a história de um rei chinês que buscava uma noiva para se casar. A história serviu para fortalecer o ensinamento de que é necessário buscar uma vida coerente que testemunha e se une cada vez mais a Jesus Cristo. Precisamos “nos tornar Aquele que amamos”, afirmou o Arcebispo.
No final da Missa, Padre Silvio e Moysés Azevedo manifestaram sua gratidão pela visita do Arcebispo ao Shalom da Paz, além de louvarem a Deus pela proximidade, carinho e pastoreio do Arcebispo. Eles também renovaram publicamente o compromisso de unidade e serviço da Comunidade à Igreja local.