Institucional

Dom Javier sobre evangelização: “Não temam! O mundo é de vocês!”

comshalom

Dom JavierNa manhã do primeiro dia do Fórum Shalom, o arcebispo de Granada, Espanha, dom Javier Martinez, deu início às palestras sobre a exortação apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium. O título de sua pregação foi “Querigma, o coração da evangelização”, em que deu ênfase à importância do testemunho cristão.

Dom Javier deu início contando como aconteceu seu primeiro encontro com Cristo, quando, ainda jovem, passou a frequentar a paróquia para jogar pebolim. “Eu não buscava a Deus, Deus me buscava. Também a nós, quando buscamos a Deus. É ele que colocou o desejo no nosso coração. Ao ser encontrado por Cristo, eu não perdi nada, mas ganhei tudo”, disse o arcebispo.

De acordo com o religioso, a Igreja não tem outra mensagem a não ser “Cristo Ressuscitou”. O cristianismo não é um sistema romano, um pensamento ou uma ideia, mas um encontro com Jesus ressuscitado, a afirmação de um fato, de um acontecimento.

Ele citou o Evangelho de São João, capítulo 9, que narra a cura de um cego, e o comentário dos fariseus: “Se esse homem é pecador, não sei…Sei apenas isto: sendo eu antes cego, agora vejo”, e afirmou: “Se temos a experiência de Cristo vivo e ressuscitado em nossas vidas, não devemos perder tempo discutindo com outras ideologias”.

Segundo o bispo, o encontro com Cristo muda em primeiro lugar o coração, o desejo, as relações humanas no matrimônio, na família e no trabalho de quem vive essa experiência. O encontro deve ser testemunhado não apenas com palavras, mas com vida e atitudes. A vida do cristão é uma alegria, uma constante ação de graças, que dá o desejo de sair em missão para anunciar Jesus ressuscitado.

Ao partilhar sobre a participação no Festival Halleluya, em 2012, falou sobre uma senhora que se aproximou para pedir a benção e agradecer pela catequização feita pelos espanhóis na América. “Agora a vossa ‘mãe’ já está velhinha e vocês devem ir evangelizar aquele povo. Não temam! O mundo é de vocês”, pediu aos participantes.

Para dom Javier, a comunicação do cristão deve ser sempre um testemunho. “A maioria das pessoas que vocês encontrarem talvez não busquem a Deus, mas todos buscam uma humanidade bela e verdadeira. Só Cristo faz possível essa humanidade verdadeira. Jesus te diz um ‘sim’ para sempre, sem condições”, explicou. Continuou afirmando que os cristãos devem dizer sempre sim para Deus, dar um cheque em branco para que Ele assine como quiser.

Dom Martínez terminou fazendo um pedido ao Senhor, para que dê a graça de cada um ser sempre verdadeira testemunha do encontro com Ele, sem esquecer do primeiro amor.

Ao final da pregação, o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, coordenou um momento de clamor ao Espírito, suplicando que Deus conduzisse incondicionalmente as vidas de quem ali estava.

Mayara Raulino


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.