A Arquidiocese de Fortaleza ordenou na última sexta-feira, 8, 11 novos diáconos para a Igreja. Depois de um período de cerca de nove anos de preparação, os seminaristas deram mais este passo no Sacramento da Ordem. A cerimônia aconteceu na Catedral Metropolitana de Fortaleza e foi presidida pelo Administrador Apostólico Dom José Antonio Tosi Marques.
Dentre os 11 novos diáconos, 2 são membros da Comunidade Católica Shalom. Matheus dos Santos Braga e Victor Macêdo Hernández vivem agora este tempo fecundo de Diaconato, trilhando o caminho para a ordenação sacerdotal.
Estiveram presentes na ordenação diaconal, o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, além de irmãos de Comunidade de Vida e da Comunidade de Aliança e familiares dos novos Diáconos a serviço da Igreja na Comunidade Shalom.
Diáconos: servos como Maria
Na homilia, Dom José Antonio utilizou-se da liturgia da palavra da Solenidade da Imaculada Conceição para falar aos diáconos sobre seu ministério. Para o bispo, esse dia “santo” teve um sentido mais especial pela vocação dos futuros sacerdotes que se apresentavam para receber o primeiro grau do sacramento da ordem: o diaconato.
“Nessa noite, eles são chamados, como foi Maria, a assumir uma missão de servos na comunidade, a construir a comunidade, que hoje é o corpo de Cristo. Como Maria entregou seu sangue, sua alma, o seu eu o seu espírito para que dela Deus fizesse germinar o homem novo, o Deus feito homem, que agora se expande num povo que é o seu corpo místico, que deve crescer por toda Terra cada vez mais: um Jesus coletivo, Jesus inteiro na humanidade. E aqueles que, como Maria, são chamados ao serviço desta missão, desta obra maravilhosa de Deus são chamados diáconos, servidores. Maria disse, ‘Eu sou a serva do Senhor cumpra-se em mim segundo a tua palavra’. E aqui estão irmãos que com a sua vida, querem dizer da graça que o senhor coloca neles ‘Eu sou um servo do Senhor, o diácono do senhor, cumpra-se em mim segundo a tua palavra’”.
Leia também | 7 perguntas e respostas sobre o ministério do diaconato
Os novos Diáconos da Comunidade Católica Shalom
Matheus Braga é natural do Rio de Janeiro e ainda criança mudou-se com sua família para Fortaleza (CE), cidade sede da Comunidade Shalom. Foi na sua juventude que por insistência de sua mãe, ele conheceu o Carisma Shalom e dentro da vocação trilhou um caminho de descoberta e aprofundamento do chamado ao sacerdócio. Matheus já esteve em missão no Rio de Janeiro, em Lugano na Suíça e fez seu estágio pastoral na Assistência de Formação da Comunidade Shalom.
Victor Hernández é natural de Fortaleza (CE) e teve sua primeira experiência com Deus em um acampamento para jovens em 2008. Ele testemunha que após ingressar na Comunidade de Vida Shalom, por meio do serviço diário à evangelização e também através da oração pessoal, foi descobrindo seu chamado ao sacerdócio. “Lembro-me que participar da Santa Missa pertinho do altar, vendo cada gesto do sacerdote e sobretudo contemplar a Santa Eucaristia tão de perto tocaram-me profundamente.” Atualmente Victor é missionário em Roma, na Itália.
Confira testemunho dos diáconos da Com. Vida:
Victor Hernández: Do medo de Deus ao desejo de tudo ofertar por amor
Matheus Braga: Sentia um apelo da parte de Deus de que eu fosse todo d’Ele
Lista completa dos que foram ordenados:
Carlos Vinicios Moreira Rodrigues
Ednardo Honório da Silva
Francisco William Lemos Chagas
Henrique Melo Soares
João Paulo Nascimento da Silva
John Lennon Ferreira de Alencar
José Augusto Leitão Brasileiro
José Roberto Barbosa Guilhermino
Manuel Rodrigues Frutuoso Júnior
Matheus dos Santos Braga, CCSh
Victor Macêdo Hernández, CCSh