Notícias

Dom Ricardo Hoepers no Congresso Santa Teresinha: “Não somos ‘fazedores’ de coisas”

O Congresso Santa Teresinha e a Ciência do Amor teve início na noite desta sexta-feira, 18 de agosto no Auditório São João XXIII em Brasília.

comshalom

O Congresso Santa Teresinha e a Ciência do Amor teve início na noite desta sexta-feira, 18 de agosto no Auditório São João XXIII, nas dependências da Casa dom Luciano de Almeida. A noite começou com a Santa Missa, presidida pelo padre Rafael de Araújo, membro da comunidade de vida. O evento é uma parceria do Instituto Parresia e da Missão de Brasília. 

Em seguida, após um momento de louvor e oração, Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) ministrou a palestra “A Ciência do Amor”, tema central do Congresso. Em sua partilha, dom Ricardo compartilhou um pouco de sua experiência no início de seu ministério episcopal na Diocese de Rio Grande (RS), extremo sul do Brasil, quando realizou uma visita pastoral às Carmelitas e testemunhou a alegria das irmãs que contagiava a todos. 

Na sequência, o bispo auxiliar de Brasília abordou o tema da Pequena Via de Santa Teresinha. Segundo ele, “Falar de Santa Teresinha não é somente falar de uma santa com suas virtudes, mas falar de uma experiência mística de alguém que viveu na sua radicalidade mais orante. Estamos falando de alguém que de fato fez uma experiencia tão profunda e tão verdadeira que impacta na nossa vida ainda nos dias atuais. Santa Teresinha”.

Aprofundando a experiência da santa de Lisieux, o atual secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers afirmou que “a pequena via é o grande fato da vida de Santa Teresinha. Com sua vida ela nos ensinou que não somos chamados a ser somente fazedores de coisas, mas ‘ser’ para aqueles que Deus ama por meio de nós, já que Deus pode preencher com seu tudo o nosso nada”. Dom Ricardo lembrou ainda que “o perfume que Santa Teresinha nos ensina com sua chuva de rosas a reconhecer o perfume de Deus que permanece no tempo e na história e que é capaz de transformar pequenos gestos em grandes milagres.”

Dom Ricardo lembrou ainda que as paredes do Carmelo não foram capazes de parar o poder da intimidade da oração do coração de Teresinha com o coração de Jesus ao citar o caso de Henri Pranzini, o sentenciado à morte que Santa Teresinha clamou por misericórdia. Pranzini era acusado de crimes gravíssimos, desde assassinatos à aliciamentos à prostituição, e declarava publicamente que não acreditava em Deus. Ao ter notícia do fato, Santa Teresinha se empenhou em rezar por sua conversão. A graça aconteceu e Henri se converteu, tendo se confessado antes que sua penalidade se cumprisse. Você tem acesso à história completa clicando aqui. Ao encerrar, Dom Ricardo leu a oração presente na novena das rosas de Santa Teresinha e lembrou que sua mãe, devota assumida da padroeira das missões sempre lhe deixava os livros cheios de pétalas de rosas. 

 

A fim de aprofundar a vida de Teresa, a Comunidade Shalom em Brasília e o Instituto Parresia promovem na capital do país o “Congresso Santa Teresinha e a Ciência do Amor”.

Para abordar o tema, três pregadores foram convidados: Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, o escritor e missionário da comunidade de vida Daniel Ramos, que enviado à França conheceu e aprofundou muito sobre a vida da santa francesa e Goretti Menezes, formadora da Comunidade Shalom.

O evento acontecerá de 18 a 20 de agosto no Auditório São João XXIII, localizado na Casa dom Luciano Mendes, em Brasília, na SGAN 905 Norte. A inscrição deve ser feita no local e custa 40 reais.

Instituto Parresia

O Instituto Parresia nasce com a missão de formar católicos e missionários organizados em três pilares: ensino, pesquisa e produção de conteúdo. Produzimos e difundimos conhecimentos sobre assuntos vitais para que se possa pensar a realidade de forma cristã e inovadora através de publicações eletrônicas e impressas. Desse modo, a partir da experiência do Carisma Shalom, contribuímos com a missão da Igreja de “Transformar mediante a força do Evangelho os critérios de juízo, os valores determinantes, os centros de interesse, as linhas de pensamento e os modelos de vida da humanidade” (Evangelii Nuntiandi, 19).

Nossa formação tem um caráter acadêmico. Buscamos transmitir conhecimentos sistematizados em vista de alcançar um público, jovem e adulto, que sente necessidade de maior densidade reflexiva e embasamento teórico no seu processo de crescimento na fé aplicado às realidades temporais. 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.