Shalom

Dom Rino Fisichella abre Convenção da Comunidade Católica Shalom em Roma

comshalom

A Basílica São João de Latrão, foi o local escolhido para acolher os 3 mil peregrinos da Comunidade da Católica Shalom para a Convenção em comemoração dos 35 anos da Comunidade, em Roma. A missa de abertura neste domingo (03) foi presidida pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Monsenhor Dom Rino Fisichella.

Ao acolher os peregrinos vindos de 26 países o Monsenhor constatou “A vossa família progressivamente cresceu. Da pequena casa do Shalom da Paz (que eu visitei no último mês de janeiro) o Senhor vos permitiu difundir-vos no mundo”.  Fundada em 09 de julho de 1982, em Fortaleza, no Brasil, por um grupo de jovens, a Comunidade conta hoje com mais de 7 mil missionários espalhados pelo mundo.

No início deste ano, Fisichella teve a oportunidade de visitar o Brasil e a sede do Shalom na capital cearense e conhecer a história da Comunidade que começou com uma lanchonete para evangelizar os jovens. Em sua homília durante a missa de abertura, ele animou os missionários a continuarem com essa ousadia na evangelização. “A vossa fé, o vosso entusiasmo, e a vossa criatividade em encontrar as linguagens e os instrumentos adequados para a nova evangelização, sejam a força que vos permita entrar no coração de tantos jovens que esperam de vós o testemunho de como Jesus ama”.

Lembrou também que anunciar o evangelho não é somente uma alegria, mas uma responsabilidade. “Quem é chamado a ser discípulo do Senhor sabe que ser missionário é algo que lhe pertence como um dom particular, sabe que não pode delegá-lo a ninguém mais, porque o Senhor te chamou e tu deves responder com tudo o que és”. Ao meditar sobre a primeira leitura da liturgia do domingo, Fisichella lembrou que o profeta Jeremias era um jovem, assim como a Comunidade Shalom é formada por jovens, e que isso não é um impedimento de anunciar radicalmente o Evangelho.

Refletiu também sobre os desafios de se estar em missão, mas motivou os peregrinos a continuarem a vida missionária sem medo e confiantes a condução e eleição de Deus. “Cristo entrou na tua vida, o Espírito Santo te protege com a sua presença. Tu deves apenas ir; deves abandonar-te ao Espírito que te conduz aonde Ele quer; deves deixar-te amar sem opor resistência”, finalizou.

Convenção Shalom

A Comunidade Católica Shalom realiza em Roma, de 3 a 9 de setembro, a Convenção Shalom em comemoração aos 35 anos de fundação da instituição. No dia 4, será a audiência privada com o Papa Francisco. Os participantes poderão fazer perguntas ao Santo Padre. No mesmo dia, a Comunidade abre o Congresso Internacional de Jovens Shalom com a Santa Missa às 16h na Basílica de São João de Latrão. No dia 5 de setembro, o Congresso segue com palestras, shows, momentos de oração, além de pregação do fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo a partir das 9h, no Auditorium della Conciliazione em Roma. A missa será presidida pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell.

No dia 7, a Convenção vai até Assis, a 130 quilômetros de Roma. O pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, ministra palestra para os participantes, a partir das 14h30min, na Basílica papal de São Francisco. No dia 8, a programação se volta para a Liturgia Mariana pela Festa da Natividade de Nossa Senhora, a partir das 13h30, na Basílica Santa Maria Maior, em Roma. No dia 9, com conclusão do evento, um novo envio missionário através da pregação do padre francês Daniel-Ange com o tema “O Espírito Santo te envia à missão” e missa presidida pelo Cardeal Lorenzo Baldisseri, a partir das 9h, na Basílica de São Paulo fora dos muros.

A mãe de todas as Igrejas

A Basílica de Latrão, escolhida para a abertura da Convenção Shalom, é considerada a igreja-mãe de todas as igrejas católicas, por ser a catedral do Papa, bispo de Roma. A igreja originária foi construída pelo imperador Constantino, durante o pontificado de papa Melquíades no séc. IV, no terreno doado por Fausta, esposa do Imperador.

Em 1209, no local onde hoje está a atual Basílica, São Francisco de Assis e seus onze companheiros receberam a aprovação do papa Inocêncio III para iniciar sua forma de vida. Antes, conta-nos as legendas, o papa “tinha visto em sonhos que a basílica de Latrão prestes a ruir, mas sendo sustentada por um religioso, homem pequeno e desprezível, que a sustentava com seu ombro para não cair. E disse: ‘Na verdade este é o homem que, por sua obra e por sua doutrina, haverá de sustentar a Igreja’.

A atual construção data de 1735, e a assistência religiosa na Basílica está confiada aos frades Franciscanos.

Fonte: http://www.franciscanos.org.br/?p=72158

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.