Notícias

Dom Rui Valério fala sobre os frutos da JMJ Lisboa 2023

Em entrevista para a Comunidade Católica Shalom, Dom Rui Valério, Patriarca de Lisboa, falou sobre o movimento de conversão entre os jovens e a retomada da consciência da Igreja para a juventude portuguesa.

comshalom
Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, conversando com Dom Rui Valério, patriarca de Lisboa. IMAGEM: Leonardo Vieira CN

O contato dos jovens com o Cristo Ressuscitado na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, despertou, em muitos corações, o desejo de viver um novo em Deus. Assim como o tema do evento, “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39), a juventude da Diocese de Lisboa também sentiu o apelo de partir apressadamente para viver uma experiência missionária.

Dom Rui Valério partilhou que “o enorme fruto da jornada foi ter percebido que os jovens estão novamente com a Igreja e estão novamente com Cristo”. A partir deste retorno e despertar dos jovens, a Diocese de Lisboa irá iniciar uma experiência inédita:

“Nós, em Lisboa, vamos iniciar uma experiência inédita, em que jovens, por razões diversas, se prontificaram a interromper, o seu percurso, ou profissional ou de estudo, para aderirem a uma experiência de um ano de missão, dentro do patriarcado, comungando uma experiência de comunidade, em determinadas paróquias”.

O patriarca ainda falou sobre o novo olhar dos jovens para as necessidades, carências e vulnerabilidades do ser humano, advindas da JMJ Lisboa 2023. De acordo com ele, é comum encontrar nas ruas de Lisboa grupos de jovens em postos de abrigo para levarem comida, roupa e outros insumos aos que mais necessitam.

Confira a entrevista com D. Rui Valério na íntegra:

Relembre a JMJ Lisboa 2023

A JMJ Lisboa 2023 continua na memória de muitos jovens.  A seguir, reunimos alguns momentos para relembrar esses dias tão especiais para a juventude do mundo inteiro. 

Leia também | 5 momentos que marcaram a JMJ Lisboa 2023

Comunidade Católica Shalom em Lisboa

A Comunidade Católica Shalom está presente em Portugal com três missões:  BragaLisboa e Setúbal , e faz parte desse movimento de evangelização com os jovens na Diocese na capital, reforçando o pedido de D. Rui Valério por uma Igreja missionária ” que compreenda que cada homem e cada mulher é um desafio, é um chamamento, é uma vocação para nós e que precisa do nosso anúncio, da nossa presença, do nosso serviço, do nosso amor. Uma Igreja missionária.”

Como parte do trabalho evangelizador e missionário, a Comunidade desenvolve momentos de oração, formação e seminários de vida no Espírito Santo para difundir a experiência com Cristo Ressuscitado, dando passos para concretizar, a cada dia, o pedido do Papa Francisco por uma Igreja em saída, “a Igreja não existe por si mesma, mas para levar Cristo ao mundo, para proclamar o Evangelho às nações”.

Leia também | Shalom Mission Trip começa nas Filipinas


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.