A missa de abertura do Congresso de Jovens Shalom nesta sexta-feira,23, foi votiva à Misericórdia do Senhor. Na leitura de hoje, Jesus questiona aos seus discípulos quem o povo dizia que Ele era. Tal questionamento de Jesus leva a reflexão sobre como Jesus é visto nos dias de hoje, e na sociedade. Dom Valdir Mamede, Bispo Auxiliar de Brasília, falou em sua homilia sobre firmar com Deus o compromisso de ser misericordioso no dia a dia, para refletir aquilo que o Senhor pede aos que O segue. “Devermos firmar com o Senhor o compromisso de sermos agentes da Misericórdia, de a levarmos a quem convive conosco. Esta é a grande temática para esses dias de Congresso”, disse Dom Valdir, convidando aos presentes a serem canais da graça do Senhor.
Dom Valdir citou também o Evangelho de São Lucas, capítulo 15, como o Evangelho da Misericórdia segundo os estudiosos. Nele, Jesus apresenta o tema da Misericórdia o qual se manifesta de forma intensa. O Arcebispo mencionou também o fato de no Evangelho de Lucas, a Misericórdia estar aliada à alegria, ponto em comum entre as três parábolas contadas por Jesus. O convite à alegria é feito na pessoa do pastor que se alegra em encontrar a ovelha perdida, e do pai que se alegra em reencontrar o filho que volta à sua casa. Tal apelo é reforçado por São Paulo, que diz “alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4). Segundo Dom Valdir, “devemos gozar do Céu aqui na Terra, vivendo a alegria que ninguém pode nos tirar”.
Vivendo na alegria do Senhor e desfrutando de sua infinita Misericórdia, o celebrante reforçou aos jovens a necessidade de levar a experiência da vida nova no Senhor nos tempos atuais. “Deus quer que levemos o novo nesse tempo que estamos vivendo. Que Ele reforce em nós a alegria da meninice, da juventude, para vivermos profundamente este tempo de graça”.
Carolina Lima