A noite de Natal será esperada no Albergue São Francisco com festa. No dia 24, o bispo auxiliar de Fortaleza, dom Vasconcelos, celebrará missa para os 56 albergados, às 17h. Em seguida, será oferecido jantar comemorativo no abrigo, que é administrado pela Promoção Humana da Comunidade Shalom e acolhe moradores de rua que livremente pedem ingresso na casa.
“Será um grande momento de conversão”, afirma Antonio Pereira, coordenador da instituição. Ele fala um pouco sobre o Natal e os albergados.
– Como os albergados vivem este tempo do Advento?
No Advento, direcionamos toda a formação para a expectativa da vinda do Menino Jesus. Os albergados percebem que acontece algo extraordinário em nossa vida neste tempo e participam, mais ardorosamente, de cada momento que a casa propicia. Ficam mais abertos a acolher a Palavra de Deus e se alegram quando vem irmãos de fora celebrar com eles. Sentem-se valorizados com a visita de pessoas da comunidade.
– Como é celebrada a noite de Natal na casa?
Fazemos uma celebração voltada para o valor da família, quando motivamos os irmãos a desejarem se reconciliar com suas famílias. Procuramos também convidar as famílias a participarem, aproveitando a oportunidade para evangelizá-las. Neste ano, teremos a benção e a presença do bispo auxiliar de Fortaleza, dom Vasconcelos, que virá presidir a Celebração Eucarística às 17 h, em 24 de dezembro. Após a Missa, será servida uma ceia natalina e serão distribuídos presentes para todos os albergados.
Tamyres Vasconcelos