São inúmeras dicas sobre saúde, alimentação, maquiagens e cuidados com o corpo. É verão! Conselhos para curar a ressaca e o dia seguinte não faltam, muito menos ter cautela contra os assédios e violência, bem como centenas de avisos sobre o trânsito congestionado nas estradas. A ordem geral é: Cuidado! Advertem.
É um enredo tão sortido de precauções, disso e daquilo, em meio a confetes e serpentinas, no balaio das propagandas, que a mensagem já chega aos nossos ouvidos como uma ladainha, ou melhor como o refrão repetitivo do atual hit do momento carnavalesco. São de fato informações preciosas, justas, coerentes, até mesmo necessárias ao bem comum. Mas, você já parou pra pensar de que as prevenções são apenas no âmbito exterior?
Na avenida, no baile da folia, é possível perceber de cara e sem fantasias, que a lista interminável de prevenções, acaba se afunilando, e, em meio à euforia parece que os valores de vida são invertidos. As máscaras caem. Normalmente, para se prevenir – mais um item na lista -, é de praxe guardarmos num cofre de 7 segredos e dois cadeados, nossos ouros, pratas e bens materiais. São valiosíssimos, de verdade, mas, no entanto, principalmente durante o carnaval, acabamos por desfilar e expor nos blocos da rua a joia mais cara e rara que possuímos, nosso corpo, templo do Espírito Santo. O tesouro maior.
Com nosso corpo, não só corremos o risco dos prazeres, mas também com nossos atos, gestos, mentiras e brincadeiras, num ambiente da cultura “onde ninguém é de ninguém”, exaltarmos tantas outras atitudes surpreendentes, que podem ferir tanto a nós mesmos como aos outros, nos levando direta ou indiretamente a outros “carnavais”. Nesses momentos é possível deixarmos de lado a verdadeira prevenção interior e o zelo pelas virtudes as quais somos chamados a viver espiritualmente e dignamente como filhos de Deus.
Aqui vale prevenir a você que, nenhum anúncio das redes sociais ou comercial de TV, algum dia, provavelmente, irá gratuitamente te ensinar, formar ou mostrar de modo bem explícito, o quanto somos caros para Deus. Jamais evidenciarão ou destacarão a pureza, humildade, prudência e sobriedade, como modelos ou caminhos de prevenções para evitar tantos desastres, acidentes ou escândalos que normalmente marcam fortemente o Carnaval, muitas vezes, deixando sequelas para o resto da vida. Cabe a cada um fazer sua escolha e opção saudável, para um caminho de e para felicidade plena.
A verdadeira alegria podemos até encontrar no carnaval, mas num Carnaval diferente, onde lá poderemos renascer, pois no final das quartas feiras de cinzas da vida, o que vai contar mesmo é o que fomos capazes de amar e viver na quaresma.
É melhor prevenir que remediar, já diziam nossos avós.
Euforia não é alegria. Neste carnaval, previna-se!
Renascer 2023
Participe do retiro de carnaval promovido pela Comunidade Católica Shalom e viva a alegria que não acaba na Quarta-Feira de Cinzas! Procure a Missão Shalom mais perto de você ou participe on-line, caso não consiga participar o evento presencialmente.
Data: 19 a 21 de fevereiro
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube
Confira a lista dos locais que irão promover o Renascer presencialmente
agradeço por suas lindas palavras inspiradas…