Formação

É possível encontrar Deus na internet?

comshalom

internetA internet é um novo caminho para levar as pessoas a Deus, um chamado à Igreja para de forma criativa e responsável aproveitar essa oportunidade que este meio de comunicação oferece para informar, formar, educar, rezar e evangelizar, para levar a todo lugar a Palavra de Deus, para fazer-se ao largo e lançar as redes, para chegar inclusive a quem vive na solidão e que talvez não abriria nunca a porta de sua casa.

E entre os milhões de pessoas que todos os dias navegam na internet, muitos podem encontrar palavras de esperança, de sabedoria, de paz, confrontar-se com outras experiências culturais e espirituais, abatendo as barreiras ideológicas, até descobrir novos horizontes.

Para a Igreja, o novo mundo do espaço cibernético é uma exortação à grande aventura do uso do seu potencial para proclamar a Cristo. Somente quando o homem ver o seu rosto e ouvir a sua voz, é que o mundo conhecerá a boa nova da nossa redenção. Esta é a finalidade da evangelização. E é isto que fará da Internet um espaço autenticamente humano, porque se não houver lugar para Cristo, não haverá lugar para o homem.

Ao refletirmos sobre a Internet, assim como acerca dos outros meios de comunicação social, queremos recordar que Cristo é o “protótipo da comunicação” 1 — a norma e o modelo da abordagem da comunicação, assumido pela Igreja, assim como do conteúdo que a Igreja tem o dever de comunicar. « Oxalá os católicos comprometidos no mundo das comunicações sociais anunciem a verdade de Jesus cada vez mais corajosa e impavidamente sobre os telhados, de tal maneira que todos os homens e mulheres possam ouvir falar do amor que está na autocomunicação de Deus em Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e para toda a eternidade »2.

.:: Virtudes para o bom uso da Internet segundo o Papa João Paulo II
A todas as pessoas de boa vontade. Então, finalmente gostaria de sugerir algumas virtudes que precisam de ser cultivadas por todos aqueles que desejam fazer bom uso da Internet; o seu exercício deveria fundamentar-se e ser orientado em conformidade com uma valorização realista dos seus conteúdos.
É necessária a prudência em ordem a observar claramente quais são as suas implicações — o potencial para o bem e para o mal — neste novo instrumento de comunicação e a enfrentar de maneira criativa os seus desafios e as suas oportunidades.
É preciso que aja justiça, de maneira especial para eliminar a divisão digital — o fosso entre as pessoas ricas de informação e as outras que são pobres de informação no mundo de hoje.3 Isto exige o compromisso em benefício do bem comum internacional, não menos do que a « globalização da solidariedade ».4
São necessárias a fortaleza e a coragem. Isto significa que se deve defender a verdade diante do relativismo religioso e moral, o altruísmo e a generosidade perante o consumismo individualista, e o decoro face à sensualidade e ao pecado.
É preciso toda a temperança — uma abordagem disciplinada deste instrumento tecnológico surpreendente, a Internet, a fim de o utilizar de maneira sábia e exclusivamente para o bem.
___________________________________________
(1) Communio et progressio, n. 10.
(2) João Paulo II, Mensagem para o XXXV Dia Mundial das Comunicações, n. 4, 27 de Maio de 2001.
(3) Cf. Ética na Internet, nn. 10 e 17.
(4) João Paulo II, Discurso ao Secretário-Geral da O.N.U. e à Comissão Administrativa de Coordenação das Nações Unidas, n. 3, 7 de Abril de 2000.
(5) Igreja e Intenet, João Paulo II

(6) Mensagem do Santo Padre para a Celebração do 36º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 12 de maio de 2002.

José Felipe Barbosa Júnior

 

Formação: Novembro / 2002


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.