Em unidade com o pastoreio Jovem, o Centro de Formação da missão de Natal organizou o curso ‘De Repente Nós Dois’. Abordando temas como: afetividade, sexualidade, caminhada e namoro,o curso, que aconteceu nos dias 8 e 9 de março, adotou a metodologia de pregações, partilhas, adoração, louvor e até uma dança litúrgica revelando a beleza do corpo ordenado para o amor. O curso lotou as dependências do Shalom na casa do bairro de Petrópolis.
O curso teve início na tarde de sábado com uma parte mais “técnica” que expôs os direcionamentos da igreja sobre a vivência da integridade humana e dos relacionamentos interpessoais, abordando desde o coleguismo até o namoro. Em três pregações, os missionários da comunidade de aliança Cynthia Andrade, Emily Araújo e Thiago Alexandre, abordaram temas como o conhecimento do próprio ser, teologia do corpo e os pontos chaves que diferenciam os nossos relacionamentos de amizade e namoro.
No domingo, a manhã foi coordenada por outro missionário da Comunidade de Aliança, Igor Daniel, que partilhou sobre a experiência da caminhada e do namoro vivendo a castidade e a amizade. A tarde, a mesa redonda composta por um casado, uma celibatária, uma namorada e uma noiva tirou as duvidas do público. O curso foi finalizado com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e oração de cura ministrada pelo núcleo do Centro de Formação da missão de Natal.
Juan Bruno, de 15 anos, participa de grupo de oração na obra Shalom há dois anos e partilhou um pouco sobre o curso: “eu acho que formações assim deveriam ser dadas com mais frequência pois os jovens de hoje precisam se conhecer mais. As pregações me ajudaram muito: a me conhecer e também saber o que Deus e a Igreja me chamam a viver”, conta.
Para a coordenadora do Centro de Formação, Cynthia Andrade “a sede dos jovens de serem formados foi o que mais chamou atenção”. Segundo ela, o curso não só atingiu seu objetivo principal de despertar os jovens para a importância de se conhecerem para assumirem um relacionamento fundamento em Deus como também, já deixou “um gostinho de quero mais” tanto que no final já foi confirmada a realização de uma segunda etapa, em data a ser definida.
Por Raul Victor
No livro “Belo é o amor humano”, a cofundadora da Comunidade Católica Shalom, Emmir Nogueira, aborda a vivência dos estados de vida (matrimônio e celibato), tendo por base o magistério da Igreja. Adquira seu exemplar aqui.