Institucional

É tempo de Misericórdia

comshalom

jubileu da misericordiaJuntamente com a festividade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco proclamou hoje (8), no Vaticano, o início do Ano Santo da Misericórdia com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro de Roma com o lema “ Misericordiosos como o Pai”.

O Ano Santo ou Jubileu acontece a cada 25 anos, é o tempo que a Igreja elege para a conversão interior dos fiéis e a reconciliação com Deus por meio de penitências, orações, dos sacramentos e a prática das obras de misericórdia, segundo a Bula de sua Santidade, Misericordiae Vultus, “O Rosto da Misericordia”. O Papa decidiu antecipar esse momento que só aconteceria em 2025, por isso, o jubileu é chamado “extraordinário”.

A Comunidade Católica Shalom, desde o Retiro da Grande Comunidade realizado em Fortaleza, tem se preparado para a vivência do Ano da Misericórdia com o coração e com a vida. Segundo Tereza Brito, assessora comunitária, as formações da comunidade de Vida e Aliança têm sido constantemente voltadas à Bula da Misericórdia, estimulando os missionários a não só acolher a misericórdia, mas também a ser instrumento dela para com os outros.

“A misericórdia está inserida em todas as dimensões da Comunidade, na evangelização, na promoção humana e nas missões, sempre em vista do homem que sofre e precisa experimentar do perdão e do amor de Deus”, afirmou Tereza.

Para ganhar indulgências, não é preciso ir a Roma e atravessar a Porta Santa. No próximo dia 13, em cada diocese do Brasil e do mundo, haverá uma Porta Santa. Cruzando-a, o fiel ganhará as indulgências do Ano Santo, se a peregrinação for acompanhada de confissão, sagrada comunhão, recitação do Credo e uma oração pelo Papa.

“Para esse ano, todo o planejamento da Comunidade Shalom tem como pano de fundo a misericórdia, ela irá permear nossas vidas e nossas ações junto às missões que dialogarão com as atividades de suas dioceses, para que juntos, como família, aprofundemos mais esse tema”, disse Tereza.

O Ano Santo termina na festa de Cristo Rei, em 20 de novembro de 2016, o último dia do ano litúrgico. O centro do pontificado do Papa Francisco é a misericórdia de Deus, portanto, este ano jubilar é o cume do pontificado, tempo de muitas graças:

13 de dezembro – Abertura da Porta Santa da Basílica de São João em Latrão e nas Catedrais do Mundo

1º de Janeiro – abertura da Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior

Mês de fevereiro -Jubileu da Vida Consagrada, encerramento do Ano da Vida Consagrada, e o Jubileu da Cúria Romana.

Mês de abril – Jubileu dos adolescentes, de 13 a 16 anos, no Domingo de Páscoa.

Mês de junho – Jubileu dos doentes e pessoas com deficiência

Mês de julho- Jornada Mundial da Juventude ( JMJ) na Polônia

Mês de Setembro- Jubileu dos catequistas

Mês de Outubro -Jubileu Mariano.

06 de novembro – Jubileu dos Presos, na Praça S. São Pedro

Obras de Misericórdia

Obras de misericórdia corporais:
1-Dar de comer a quem tem fome;
2-Dar de beber a quem tem sede;
3-Vestir os nus;
4-Visitar os doentes;
5-Visitar os presos;
6-Acolher os peregrinos;
7-Enterrar os mortos.

Obras de misericórdia espirituais:
1-Dar bom conselho;
2-Corrigir os que erram;
3-Ensinar os ignorantes;
4-Suportar com paciência as fraquezas do próximo;
5-Consolar os aflitos;
6-Perdoar os que nos ofenderam;
7-Rezar pelos vivos e pelos mortos.

 

Angela Barroso


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.