Essa semana começou obra na minha casa. Vamos restaurar algumas coisas, destruir e construir outras…
Antes de começar o processo de transformação tivemos que tirar as coisas do lugar, rearrumar toda estrutura da nossa casa e isso tem sido bem desconfortável. Estamos morando numa grande bagunça.
Por coincidência, digo, providência, minha célula comunitária tá vivendo o bloco formativo da Obra Nova*.
A Obra Nova é parecida com a que tá tendo na minha casa. É uma obra em que Deus restaura minha imagem de filho, destrói o velho que insiste em roubar a beleza do céu, constrói um homem de pé, preparado pro combate.
Dar passos na direção desse novo é desconfortável. É preciso sair da zona de conforto. É a cada momento se deparar com a bagunça do ambiente e não desanimar, não desacreditar. É ter a certeza do que está sendo construído.
“A gente tem que tomar cuidado com essa bagunça. Tá tudo fora do lugar. Pra perder as coisas não custa nada.’’ Essas foram palavras da minha mãe. Na obra nova é preciso ter cuidado com a bagunça, para não perdermos nada. É tempo de grande exposição, ficamos vulneráveis com nossas fraquezas. E é necessário uma atenção redobrada. É tempo de se voltar ainda mais para o essencial!
Obra Nova é tirar os galhos velhos, é permitir que os valores do Evangelho sejam forjados em nós. É permitir que Deus gere uma verdadeira conversão em nossos corações. É ainda metanóia! É ser podado dos galhos aparentemente verdes, mas que não dão frutos.
Os galhos verdes são aqueles papéis guardados que nunca são usados, que estão ali porque você acha que precisa, mas só serve pra criar entulho, bagunça, confusão.
A grande novidade que Deus realiza nessa Obra é a configuração ao Carisma. É ser forjado na grande beleza da vocação.
No final, minha casa estará pronta para receber meus amigos. No final da Obra Nova, estarei pronto pra ser recebido pelo meu Amigo, Jesus.
Cleiton Ramos
disponível em http://pontodeumconto.wordpress.com/2013/09/23/eis-que-vou-fazer-obra-nova/
*Obra Nova, redigido em 1984 pelo fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, é um dos escritos basilares da espiritualidade Shalom. Para adquirir os Escritos clique aqui. É, ainda, o título do livro da cofundadora da Comunidade, Maria Emmir Nogueira, Obra Nova, caminho de e para a felicidade, um aprofundamento do texto do Escrito. Para adquiri-lo, clique aqui.