Institucional

Eliminar o escândalo da cruz, livrai-nos Deus!

comshalom

Eliminar o escândalo da cruz, livrai-nos Deus!
(Gálatas 5)

28.emmir
Precisamos de fato, da Graça de Deus para não eliminar o escândalo da cruz! “Vê-se tantas e tantas tentativas de eliminar esse ‘escândalo”!

Tentam eliminar o escândalo da cruz ao adocicá-la, dizer que não foi bem assim, que era um dado cultural, tentam eliminá-lo quando retiram da palavra as intervenções de Deus na história dos homens substituindo-as por explicações pseudocientíficas, tentam eliminá-lo ao criar fantasias românticas para os relacionamentos de Jesus.

Tentam eliminá-lo obrigando a retirada dos crucifixos dos lugares públicos.

Tentam eliminá-lo quando expõem as fraquezas dos padres e as generalizam. Tentam eliminá-lo quando caluniam a Igreja, quando fazem pouco do Evangelho e o chama de fantasia.

Nós todos tentamos eliminá-lo com nossos pecados e fraquezas. Tentamos quando decidimos nadar a “favor da corrente” e não “contra” ela.

O escândalo da cruz é a vitória da fraqueza, do esvaziamento, da mansidão, da humildade, do não revide, da morte por amor.

Por mais que tentem, podem até afastar os olhos e das mentes o escândalo da cruz, mas não têm- não temos!- o poder de apagar da história do homem a razão maior do escândalo da cruz: Deus humilhado e tido por maldito, morto pelos pecados dos homens que, teimosa e tenazmente, decidida e definitivamente, queira ou não, o homem, é coberto pela ternura e misericórdia sem fim.

Leia também: Por quem somos livres?

Maria Emmir Oquendo Nogueira

TT @emmiroquendo

www.facebook.com/mariaemmirnogueira

Coluna da Emmir – comshalom.org

Entrelinhas – Revista Shalom Maná


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.