Na matéria de hoje, vamos mergulhar no cotidiano de um padre missionário, que oferta sua vida em meio às funções sacerdotais e a missão como membro da Comunidade de Vida Shalom. Padre Marcelo Sales, já apareceu por aqui algumas vezes, sendo fonte de matérias e também falando sobre a autoria do livro ‘Liturgia e Sacramentos‘, confira hoje o testemunho dele.
____________
Ser um padre dentro da Comunidade de Vida para mim é ser aquilo que Deus pensou a meu respeito desde toda a eternidade. Encontrei o Carisma Shalom em um Acamp ‘s (acampamento de jovens) realizado na cidade de Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro, quando tinha 18 anos. Ali, fui alcançado por Deus através das palestras e dos testemunhos, mas também dos momentos de lazer e alegria, que transmitiam uma felicidade diferente da alegria do mundo.
Leia também| A alegria da vida sacerdotal no tempo quaresmal
A partir de então, engajei-me na Obra Shalom, em um grupo de oração e no ministério de Liturgia. Com o passar do tempo, no aprofundamento vocacional, fui conhecendo o que era a Vontade de Deus e percebi um chamado à Comunidade de Vida. Deixei então tudo, família, trabalho, minha cidade natal, o Rio de Janeiro, e fui ser missionário em Fortaleza.
A percepção do chamado sacerdotal
A cada ano, fui percebendo os sinais de Deus que, pouco a pouco, iam também me chamando ao sacerdócio. E após o período de formação inicial, fiz um retiro de discernimento ao sacerdócio e ingressei no seminário. Fui seminarista por onze anos, sendo sete anos de estudo e os outros três, anos de estágio pastoral e o ano de preparação para o diaconato e presbiterato. Atualmente, estou com quatro anos de sacerdócio, vivendo todo esse tempo como Comunidade de Vida, sempre abandonado nos caminhos da Providência Divina, que me leva para onde quer e quando quer.
Vivo hoje na Diaconia da Comunidade Católica Shalom, que é a sede do Governo Geral da Comunidade e sirvo no Setor dos sacerdotes e seminaristas, onde acompanho o percurso acadêmico dos seminaristas da Comunidade. Sou muito feliz como Comunidade de Vida. Esta é a minha primeira vocação. Foi aqui que descobri o chamado ao sacerdócio e vivo essa vocação como um irmão entre os irmãos, servindo com alegria e vivendo minha missão, buscando a santidade e a santificação dos meus irmãos e do povo a mim confiado pelo Senhor.
Corresponder à Vontade do Pai
Toda manhã, eu celebro missa para minha casa comunitária, dou a bênção com o Santíssimo Sacramento, estou disponível para atender confissões e também as solicitações de missas, unção dos enfermos, batismos e casamentos. Para mim, é uma alegria muito grande poder servir a Deus e à Igreja com a doação da minha vida e do meu tempo. Sou consagrado a Deus e desejo corresponder sempre à Sua vontade.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre! Rezo por vocês e peço que rezem também por mim. Shalom!
Pe. Marcelo Sales, CCSh
Comunidade de Vida